Vamos desperdiçar menos? (1 parte alimentos)


Nosso pais é um dos principais produtores de alimentos do planeta, mas infelizmente estamos longe de comemorarmos esse fato. Mais de 44% do que é plantado se perde acompanhe os dados:
-20% na colheita
-8% no transporte e armazenamento
-15% na industria de processamento
-1% no varejo
Mas, o que me chamou atenção, apesar do absurdo mostrado acima é que, somado aos 20% de perda no processamento culinário e hábitos alimentares, as perdas ficam em torno dos 64%.

Isso mesmo somos responsáveis pelo exagero de jogar no lixo 20% do que produzimos e a culpa é minha, sua e de quem não tem um minimo de consciência.
Assumo que em certo período de minha vida fui muio relapsa a este tipo de ação. Por certo conforto financeiro comprava muito mais do que poderia consumir, até mesmo pelo fato de muitas vezes fazer as refeições fora de casa. Quando criança e vindo de uma família pobre, em que muitas vezes tivemos sim vontade de comer coisas e não podíamos, quando recebia meu salario ia ao mercado e exagerava, cheguei até o absurdo de comprar coisas que não gostava de comer, somente para ter aquela sensação de dispensa cheia. Um dia assistindo um documentário de um inglês que mostrava todo esse exagero, desperdício e o que poderia ser feito caso conseguíssemos ter consciência, tive muita vergonha. Depois disso passei a comprar por semana e não mensalmente, pelo menos os alimentos que tem prazo de validade curto.
Nesse meu relato gostaria que você leitor pensasse o que poderia fazer para contribuir e melhorar esses dados lamentáveis. Se nos juntarmos e em nossa casa praticarmos isso, ensinando as crianças a terem responsabilidade com certeza sera um efeito em cadeia.
Não é por termos a chance de comprar 10 maças e consumir 4 é que vamos abusar, temos também que ficar atentos aos governantes para fiscalizarem e propor ideias de melhorias do desperdício na origem, transporte e armazenamento. Os dados dos 20% ao qual nos incluímos não nos faz pequenos e isso é preocupante.
Se todos agissem, os alimentos teriam o valor reduzido e com certeza mais pessoas teriam acesso a ter uma alimentação digna.
Da próxima vez que for jogar algo no lixo ou exagerar e comprar demais lembre-se dessas fotos:



Imagens: Google
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

32 comentários:

  1. Gostei demais do post!

    Com certeza somos todos responsáveis por tanto lixo...

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Precisamos mesmo ter essa consciência!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, Patrícia, temos mesmo que divulgar e compartilhar esses desatinos, que nós mesmos cometemos às vezes. Mas, felizes de nós que estamos acordando para a realidade da vida, abrindo nossa consciência para a valorização do planeta. Se todos usufruíssem apenas do necessário, sem desperdiçar alimentos, não existiria fome no mundo. Vamos começar por nós!!

    Tenha uma ótima sexta-feira!!
    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  4. Parabéns minha amiga estou feliz com esta sua postagem, é verdade nos estarmos incluídos nos 20 de desperdício com tantos passando fome é um absurdo esta na hora de tomarmos vergonha na cara e agir. Aqui em casa estamos bem controlados nesta parte ainda bem, as imagens que adicionou deveriam ser slogan para uma propaganda.

    ResponderExcluir
  5. Nota 10 pela matéria e 100 para o alerta de termos mais consciência, imagens que me fizeram refletir muito. Temos que perceber que nosso planeta geme, e se não formos sábios logo não teremos mais o que comer.

    ResponderExcluir
  6. Que cada um se conscientize do seu papel na sociedade. Belíssimo post.
    Tenha uma linda tarde. Um beijinho no seu coração.
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. Consciência, investimento e medidas urgentes para acabar com essa vergonha. Concordo em casa podemos fazer muito.

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia... como sempre seu post tá perfeito..
    Realmente é inconcebível esses números..
    E o que mais me deixa triste são as imagens de às vezes familias inteiras no lixão procurando por alimentos.. alimentos esses que muitas vezes estragam em nossas casas e são jogadas fora..
    Muito triste mesmo..
    Mas como você disse temos que tomar consciência e cada um fazer sua parte..
    Mais uma vez parabéns viu?
    Cada dia fico mais sua fã..
    Um beijo imenso no coração e uma sexta-feira linda.. linda pra você!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  9. Precisamos sim , ter uma conciencia verdadeiramente cristã.

    ResponderExcluir
  10. E como tem gente que desperdiça muito
    conheço algumas, da dó mesmo
    Eu aprendi desde cedo a saber economizar, compro só o necessário
    assim qdo precisar ,compro mais
    Tbém de dou nota 100000000000000
    Pelo belo post
    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  11. Patrícia, dói o coração quando vemos tanto desperdício e o necessitado comendo na lata do lixo. Precisamos nos conscientizar. Muito boa a tua abordagem.
    Obrigado pela oferta da música do Tonico e Tinoco. Nos meus tempos de criança, o carro de boi fazia a nossa alegria.Esta lembrança nunca vai morrer.
    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Patrícia querida,

    Hoje mesmo,conversando com uma amiga,cozinheira de um grande restaurante,ela me falou sobre a quantidade de alimento que lá se joga fora,todos os dias.E é proibido doar para asilos ou creches,mesmo sendo alimentos fresquinhos...sobrou,joga-se fora!Fiquei apavorada pensando na quantidade de restaurantes da cidade,do estado,do país e do mundo,desperdiçando comida boa,que poderia perfeitamente ser utilizada por aquelas crianças que você mostra nas fotos...
    É assustador e revoltante.

    Compartilho de sua indignação e creio que temos a obrigação de fazer a nossa parte...mas e os donos destes grandes restaurantes,não deveriam tentar mudar este procedimento?

    Bjsssss
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Olá Patrícia,

    Excelente abordagem! Um alerta importante!
    Cada um deve fazer a sua parte. Não se justifica o desperdício quando há tantos com fome. Aliás, o desperdício de alimentos não se justifica em nenhuma hipótese.

    Ótimo final de semana!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Olá!Boa tarde!
    amiga...bela postagem... como sempre!
    ...lembrar que foi implantado o programa "Fome zero" para que hajam alimentos disponíveis para todos os extratos da população, e isto só se dará se houver mesmo a redução efetiva das perdas e desperdícios, e para que isto sejam reduzidos é necessário uma conscientização junto a todos os agentes envolvidos na cadeia. Uma campanha educativa onde necessariamente sejam incluídas as crianças... nas escolas...EM TESE!
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Patricia,temos mesmo muito a aprender com relação ao reaproveitamento de alimentos!Há muito desperdicio,com certeza!Postagem excelente que nos conscientiza!bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Patricia. Tristes cenas, triste realidade.
    Enfim, podemos sim evitar o desperdício, ensinar em casa como devemos ter a educação para que nada nos falte e nem à ninguém.
    A miséria é grande, e não teremos como minimizar esse problema social, a não ser que, façamos a nossa parte.
    Educativa e consciente a postagem.
    Um beijo, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Oii Amiga, Patricia esta é uma angustia que tenho vivido a algum tempo, desperdício de comida, tomei atitudes radicais em casa por conta do desperdício, acho uma pena e uma irresponsabilidade jogar comida fora!Ótima reflexão! Estou em viagem como sabe amiga, mas vou passando sempre que sobrar um tempinho! Bjoooooss

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela postagem super importante! Dados e informações preciosos! Obrigada pelo carinho! Parabens pela BC! Tá de vento em popa! Um final de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Isso é uma vergonha, Patrícia! Li várias matérias a respeito disso e fiquei assustado. O pior é que tem até restaurante que impede que os restos sejam aproveitados! Bjs

    ResponderExcluir
  20. É muito bom ver que cada vez mais pessoas estão mobilizadas e realmente dispostas a fazer algo. O seu post ficou excelente e você ainda teve a humildade de reconhecer que não é uma pessoa perfeita, que já teve seus erros nessa parte e se arrependeu, é bom para que os outros vejam que nunca é tarde para tomar consciência! Aqui em casa eu sempre falo isso, não deixo nada perder ^^
    Ótimo fim de semana! Bjs

    ResponderExcluir
  21. uma vez eu estava escrevendo justamente sobre como a mente do homem esta propricia ao desperdicio, É UM ABSURDO jogamos mais no lixo do que consumimos enquanto existe um paradoxo d tamanha complexidade no Brasil chamado de desigualdade social, enquanto uns morrem d fome outros jogam comida pela janela, o Brasil ainda é pobre em leis q proibam o desperdicio, falta cooperativas q reaproveitamento e sem contar a falta d consciencia por parte das pessoas, é uma caminhada longa e ardua, mais com esforço e dedicação acredito sim que poderiamos fazer algo por nosso país.

    ResponderExcluir
  22. Sou meio boba para certos assuntos mas este é importantíssimo, temos que ter consciência rápido, parabéns por todo texto e ate por nos dizer que já errou sim mas que agora age da forma corReta PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  23. OI, Patrícia! Minha mãe, italiana, sempre foi daquelas de fazer bastante comida para não faltar. Eu, que já sou mais consciente, tento sempre preparar o suficiente, para que não haja desperdício, ou reaproveitar sobras de alimento. Fica muito bom, ajuda a reduzir o lixo e diminui o desperdício. Ótima postagem, um abraço!

    ResponderExcluir
  24. é Verdae muita das vezes compramos amis do que deveríamos e acaba estragando sendo jogado fora.. Sabe amiga no meu caso eu sou muito básica eu compro somente aquilo que eu vou consumir.. a minha mãe ja compra um monte de coisas ja eu sou um pouco detalhista..Mas é incrível o úmero de disperdícios.. en quantos que muitos estão passando fome e não tem nada para comer outros disperdiçam... eu sou básica em tudo até no guarda -roupas eu só tenho que realemten vou usar.. o que não uso dou para alguém ou jogo fora qnd não é me útil em nada....

    ResponderExcluir
  25. O mais importante é "conscientizar as pessoas e você já está fazendo a tua parte. Bom seria se todos se unissem...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Um problema mundial. Uns com excesso e não dão valor às coisas, outros na mais profunda miséria. Que mundo cão!! Um abraço.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  27. Pati jogamos muita coisa fora e com isso matamos o mundo em que vivemos, o homem ele precisa se concientizar que ele está matando o lugar onde vive, muito estão aí passando fome, e outros jogando fora, Pati um bom domingo beijos.

    ResponderExcluir
  28. Como é bom visitar seu blog... Tomo meu café e fico satisfeita o dia todo!!!

    ResponderExcluir
  29. Amei o post, espero continuação...
    O que mais dói no coração é ver nosso irmão passando fome, crianças que passam tanta vontade enquanto outros não dão o mínimo de valor, é muito triste.

    ResponderExcluir
  30. Olá Pathu! Seu texto é maravilhoso e serve de reflexão. Eu, particularmente, nunca jogo alimentos fora, estou sempre reciclando todos eles. Os restos vegetais (cascas, bagaço, sementes e outros) vão para os canteiros,já os plásticos, vidros, papéis e outros vão para a coleta seletiva. Nunca jogo um papel no chão. Sou bem consciente disso e ensino a meus alunos a fazerem o mesmo. O homem é o único animal que gera lixo e muitas vezes não sabe o que fazer com ele, emporcalhando nossa casa (o planeta Terra). Valeu, bonita. Bjjjjsssssss

    ResponderExcluir
  31. Para Sérgio Santos. Olá! Não são os restaurantes que impedem que restos de alimentos sejam reaproveitados, é a lei brasileira que impede que todo alimento processado em restaurantes, bufês e bares sejam destinados às creches, asilos, presídios etc. Tudo é jogado fora ou dado aos porcos. Eita país abençoado com um povinho fraco, heim?

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!