Jesus Cristo foi casado?


Um dos assuntos polêmicos debatidos essa semana na web foi a existência de um papiro do seculo 4 escrito no idioma copta, revelado em uma conferencia proferida em Roma por Karen King, professora da Escola de Divindade de Harvard, de Cambridge (Massachusetts). Este por sua vez contem frases que sugerem que Jesus Cristo teria uma esposa. Em meio ao texto há esse conteúdo :
"Jesus disse a eles: minha esposa..."
O fragmento  pertence a um colecionador privado e anonimo que contatou King para que o ajudasse a analisar e traduzir o material, que teria sido descoberto no Egito ou Síria.
King disse que só por volta do ano 200 a afirmação de que Jesus era solteiro começou a aparecer, por intermédio de um teólogo conhecido como Clemente de Alexandria.
Esse foi o estopim para que membros das igrejas Católica e Evangélicas mostrassem sua indignação.
Já o professor do Instituto de Historia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em matéria no site da Revista Veja sobre a descoberta do referido papiro "usar esse fragmento para dizer que Jesus era casado é sensacionalismo. Seria fazer algo parecido com o que Dan Brown fez em "O código Da Vinci", onde usou trechos do Evangelho de Felipe em copta para dizer que Jesus beijou Maria Madalena.
Essa frase que Jesus diz minha esposa refere-se a sua igreja afirma teólogos e estudiosos da bíblia e textos antigos, não exite nenhuma prova concreta até hoje que esse fato teria sido verídico.

Na minha opinião se Jesus Cristo fosse casado isso teria sido relatado nas escrituras, na cultura judia, na época em que viveu, o casamento era uma norma, enquanto o celibato, ao contrário, era visto incomum e até mesmo oposto ás leis de Deus.
A bíblia menciona a mãe de Jesus, o pai adotivo, irmãos e irmãs. Porque deixaria de mencionar sua esposa?
Se por ventura isso fosse verdade o que mudaria?
Para mim em nada, sua obra redentora na cruz e seu legado continuariam o mesmo, e para você?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

35 comentários:

  1. Pra mim também não mudaria nada, Patrícia. E daí? Seria um crime, por acaso? Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, minha querida amiga!
    Que bom , receber o seu carinho bem cedinho... deixou meu coração, muito feliz!
    Te desejo uma semana cheia de realizações e muita paz!
    Bjs carinhosos,
    Josi

    ResponderExcluir
  3. Oii amiga, concordo com vc, se foi ou não casado p mim tbém não muda nada! Estão sempre tentando encontrar fatos que mudem a história de jesus! Uma ótima semana! bjoooss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha amiga.. Também não vejo problema algum se Jesus tivesse sido casado..
    O coração Dele ainda assim seria repleto de amor por nós..
    O que Jesus fez por toda humanidade foi o ato mais lindo que já existiu até hoje... ter sido casado ou não, tendo filhos ou não.. pra mim não mudaria em nada a gratidão e amor que tenho em meu coração por ter tido a chance do perdão.. chance de renascer..
    As pessoas ficam a procurar por cada coisa né? rs


    Um beijo carinhoso no seu coração e uma semaninha mais que linda..
    Sheila

    ResponderExcluir
  5. Ninguém provou nada até hoje, tudo gira em torno do achismo, mas caso ele tivesse sido casado para mim não alteraria nada todo sofrimento que passou por nós, o amo incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  6. Realmente um absurdo né Patrícia o que as pessoas fazem para tentar macular o Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Interessante que essas pessoas parecem que nem leem ou ignoram a história da igreja, onde conta das centenas de livros apócrifos que foram rejeitados pelos pais da Igreja.
    Mas o importante é que nós sabemos que Jesus é Deus e que ele é o Nosso Senhor Santo, Puro, Perfeito e Imaculado.
    Deus te abençoe,
    ÓTIMA SEMANA

    ResponderExcluir
  7. Olá minha irmã,

    Vc sabe o que penso sobre isso, na minha opinião Jesus foi casado sim e teve seus filhos, e nem por isso pra mim ele deixa de ser puro, não entendo porque as pessoas não aceitam essa possibilidade, não mudará em nada pra ninguém, e pureza não está associada a virgindade, Ele continuará sendo quem é, independente do seu casamento.

    Mas que na minha opinião existiu sim, ele foi casado com Maria Madalena, a quem a igreja caluniou, pois ela não era e nunca foi prostituta.

    Enfim, vou parar porque esse assunto é extenso demais!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso como tu e não entendo porque as pessoas se exaltam com essa possibilidade! Acho que estão a tapar o sol com a peneira! Até porque Jesus usava barba e naquele tempo, naquele povo a barba era usada por homens casados.

      Beijos

      Excluir
  8. Patrícia,
    Na minha vida não vai mudar nada, se ele foi casado ou não. E não acho absurdo que ele tenha sido casado. Ele foi um homem como todos nós. Porque não poderia ter sido casado? Acho sim que a Igreja sairia ganhando com o celibato e mostrar a todos nós que Jesus era um celibatário. Mas isso nunca ninguém irá saber, então continuemos acreditando no que nos foi ensinado e pronto.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  9. Esse povo esta sempre querendo mudar aquilo que a bíblia registra... é o não ter o que fazer mesmo... E se fosse casado tmbm para mim não mudaria em nada.. pois continuaria o REI DA GLÓRIA!

    ResponderExcluir
  10. Patricia,eu tb vi essa reportagem e fiquei intrigada tb!Me interesso muito pelos assuntos de Jesus e em torno dele há um misterio sobre sua vida pessoal em especial,porque eu acredito que a Igreja não quer sequer pensar que Jesus possa ter deixado descendentes.Eu não sei o que pensar e acredito que nunca será revelado,ficando aberto a varias hipóteses!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá Patrícia, sabe para mim também não mudaria em nada, o facto de Jesus ter sido casado ou não, as suas palavras eram sábias e a sua vida um exemplo. Gostaria aqui de ressalvar só uma questão, é que Jesus nunca poderia referir-se como minha esposa à igreja, porque a igreja só apareceu depois da morte de Jesus. A instituição Igreja, bem como a sua hierarquia, foi criada pelos seus discípulos após a sua morte. Jesus também foi "traído" pelos coptas que na altura fizeram a tradução dos manuscritos existentes em aramaico, cada um à sua maneira interpretava e traduzia como lhe parecia, não havia ninguém no fim que lesse e visse se o que haviam traduzido fazia ou não sentido. Em relação a quando você diz, porque deixaria a bíblia de mencionar a esposa? e o que mudaria? pois para abreviar eu deixo-lhe aqui uma pergunta. Neste momento, você pode ir na rua e cruzar-se com um descendente de Jesus, isto porque se for verdade como também consta, que Maria Madalena estaria grávida de Jesus, quando a colocaram num barco, a ela junto com Sara e Maria (irmã de Jesus)quando aportaram em Saint Maries Le Mére,no Sul de França, então Jesus tem descendência até hoje. Pense nisso e pense em como isso iria incomodar o Vaticano.
    Desculpe a franqueza, não quis ser ostensiva, mas Jesus deixou um legado muito importante: As sua Palavras e compaixão.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria

      Paz
      Amei suas considerações a respeito do assunto.
      Equilíbrio e erudição - sim, Cristo foi traído pelo coptas, do jeitinho explicitado pela amiga. Poucos evangélicos sabem disso.
      Nada mudou a não ser uma nova cruz que falsos mestres estão debatendo para que venhamos a apostatar.
      Diálogos interdisciplinares! Eles dizem estar abrindo portas de diálogo com o mundo para contextualizar a Bíblia.
      Sou fundamentalista, ortodoxo - não aceito essas coisas que só veem a blasfemar o nome de Deus.
      Seu irmão
      Alberto

      Excluir
  12. Oi Patrícia, tenha uma boa semana!

    Meu "catecismo" nunca disse que Jesus foi casado... nem que foi solteiro.
    Só disse que JESUS É O FILHO DE DEUS QUE SE FEZ HOMEM E, SEM PERDER A DIVINDADE, NASCEU ENTRE NÓS... é nisto que eu acredito.
    Se Ele se casou ou não, deixo pros exegetas decidirem.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  13. Oi Pati, independentemente das especulações o que importa é a nossa fé!
    Desejo a vc uma ótima semana!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  14. Pati disse tudo até agora não existe nada que comprove que o Senhor Jesus se casou, tudo é suposição tbm acho que se fosse mesmo estaria na bíblia, mas respondendo a pergunta se tivesse casado em nada mudaria tudo que fez por nós..o amo amo amo.
    Gostei demais de ter trazido este assunto.

    ResponderExcluir
  15. Meu pensamento é bem parecido com a Escritora de Artes, também acredito nisto e penso que esta afirmação deveria afetar somente aos católicos que vêem o celibato como pureza, não a outras denominações.

    ResponderExcluir
  16. Não sei se isso é verdade ou não, caso fosse não teria tido importância alguma, sua obra supera tudo.

    ResponderExcluir
  17. É irrelevante se foi casado ou não Cristo nos salvou e isso jamais será abalado por teoria nenhuma, em nada mudaria se tivesse mesmo casado.

    ResponderExcluir
  18. Acho que isso não muda sua obra. O importante foi o que deixou de exemplo.
    Boa semana !
    Bjs. iara

    ResponderExcluir
  19. Verdade ou não, isso não mudaria em nada o sacrifício que ELE fez por mim .
    Beijão e uma semana abençoada.
    Sarinha

    ResponderExcluir
  20. Jamais eu mudaria minha fé caso fosse
    comprovado se foi ou não casado, o amor
    que ele deixou é esse que temos que seguir
    Temos que ser filhos obedientes, crer na palavra
    cheia de sabedoria, vinda dela, a obra deixada
    por ele a todos, é nela que temos que crer, e outra
    coisa eu acho que os padres tbém deveriam ser casados
    Porque vemos em outras religiões, os pastores, os cooperadores
    tem família e pra falar sobre a palavra divina não precisa
    ser solteiro.
    Mas esse assunto ainda vai dar muito o que falar!
    Abraços
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Pati!

    Minha amiga, existe muito mistério envolvendo Jesus, pois a própria Bíblia foi adulterada a mando da igreja. Houve capítulos, livros dentro do próprio livro sagrado, que foram simplesmente excluídos. A exemplo disso, havia o Evangelho de Judas, - http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Judas eis o livro aqui traduzido http://pt.scribd.com/doc/5035148/EVANGELHO-DE-JUDAS-ISCARIOTES-VERDADEIRO-SEM-FALSIFICACAO-TALMUD-DE-JMMANUEL -, eis uma listinha de livros excluídos: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100119121753AAMEiqc -.
    Acredito que Jesus era casado com Maria Magdália, ou como ficou também conhecida Maria Madalena. Uma vez li num livro de espiritualidade que naquele tempo os homens quando eram casados, ou comprometidos usavam barba e Jesus também usava barba. Os solteiros, cortavam-na. Só não me recordo em que livro li isto.
    Para mim, Jesus era um homem mas também um Espírito de Luz, é o Príncipe da Paz. Como homem casou e cumpriu a sua Missão Espiritual, ensinando o Amor Incondicional e sacrificou-se por nós em nome da humanidade. Se Ele era casado ou não, não relevante para a forma como acredito no Seu Amor Puro por nós.
    Ninguém pode provar que Jesus foi casado, ou não, porque a própria igreja impede que se saiba essa verdade, tal como a verdade acerca do 3º Segredo de Fátima que foi revelado aos três pastourinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia na Cova de Iria, Fátima, Portugal.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Patrícia, irmã amada
    Paz

    Os comentaristas são unânimes: O Altíssimo é, onisciente, onipotente, onipresente e IMUTÁVEL.
    Nada vai nos separar do amor de Cristo.
    Alberto

    ResponderExcluir
  23. Olá Patrícia!
    Isso é um absurdo, Jesus Cristo nunca teve pecado,
    eu creio na palavra de Deus e nos seus ensinamentos em seu
    mandamento.
    O homem pecador quer sujar a imagem de Deus, isso é o fim dos
    tempos.
    Sou cristã católica, sou amante da bíblia, amo Deus e os meus
    irmãos incondicionalmente.
    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  24. Tô com vc!
    Sou cristã, evangélica e pra mim, o que vale é a Palavra dEle - a Bíblia Sagrada!
    Mas tudo isso faz parte da palavra dEle - fim dos tempos, muitos se levantariam contra a palavra e contra os cristãos.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  25. Vdd amiga, p/ mim não mudaria nada.

    Bjssssssss querida.

    ResponderExcluir
  26. Para mim também nada mudaria. Se nós, humanos, podemos casar porque o não poderia fazer Jesus?
    Casar penso não é pecado. Se o fosse todos nós já teríamos ou iríamos pecar, ao mantermos relações sexuais!

    Continuação de boa semana para você, Patrícia Galis,
    beijinho
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  27. Notícia fresquinha... essa história caiu por terra, pois não há nada encoberto que DEUS não revele. Hoje(24/09/12) especialistas afirmam que o material é falsificado (http://www.overbo.com.br/evangelho-da-mulher-de-jesus-e-falso-diz-estudioso/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+overbo+%28O+Verbo+-+Not%C3%ADcias+Crist%C3%A3s%29). Mas independente disso, se fosse real a descoberta não abalaria a minha fé, assim como ELE ser branco, negro, vermelho, gordo, magro, musculoso, alto, baixo, rockeiro, rapper,... também não afetaria a minha crença em Jesus.

    ResponderExcluir
  28. Não importa quanto a este fato,Jesus sofreu muito para cumprir sua jornada na terra, cumprir o que lhe foi ordenado, penso que ele já fez sua parte, para que ficar discutindo se ele teria casado ou não, deixamos de nos preocupar com a vida de Jesus e procuremos nos focar nos seus ensinamentos e vivenciá-los.O mundo não precisa destas respostas e sim viver da melhor maneira possível. Amando e servindo.Ótimo post. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite
    Interessante essa sua postagem, gostei, ainda não tinha lido sobre esse assunto, mas se foi, será que ele não tinha esse direito ?

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
  30. Oi Patricia :)
    Que postagem interessante.
    Pra mim o cristão verdadeiro não se abala com notícias desse tipo e outras que virão...
    Se isso fosse verdade,minha fé não seria alterada,
    e nada mudaria minha visão sobre Cristo.
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  31. Olá Pathu! Até o século XV, os papas da igreja católica eram casados, mas, para não delapidar as riquezas que essa igreja acumulou durante séculos de exploração dos fiéis e dos ímpios (não católicos), impôs o celibato para seus membros. Todavia, a Igreja de Jesus Cristo considera que Maria Madalena (não deve ser confundida com a prostituta, como a igraja católica faz de forma mentirosa) seja realmente a esposa de Jesus. Há várias passagens dos textos sagrados que induzem a essa verdade e vários evangelhos, considerados pelo catolicismo como agnósticos, que comentam o comportamento do casal Jesus e Maria Madalena (que, inclusive, possui um evangelho também, assim como Tiago, sabidamente irmão carnal de Jesus). Como bem disse, a cultura da época impunha comportamentos rígidos e um homem solteiro e sem filhos não teria o crédito que Jesus obteve, não fosse ele casado. As escrituras já sofreram várias deturpações, tudo para justificar a hegemonia de uma igreja que se pretende universal e cristã, mas que sacrificou mais almas que muitas guerras históricas. Portanto, acredito que Jesus tenha sim se casado com Maria Madalena, pois ela estava com sua mãe e Maria (irmã de Marta) ao pé da cruz e também porque foi a primeira pessoa a vê-lo após a sua ressurreição. O que muitos críticos desse fato necessitam é de conhecimento de história e de escrituras. Mas como romper com milênios de mentiras impostas guela abaixo? Obviamente, espalhar a dúvida é a arma dessa igreja e de outras que se opõe a ela, mas que também estão contaminadas pelo mesmo desvio. Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. É Pati, eu vi esse assunto na televisão. Eu falei pra mim mesma, quem é a noiva de Jesus é a Igreja. É claro, se ele tivesse uma mulher, concerteza estaria escrito na biblía. bjs muito bom a postagem.

    ResponderExcluir
  33. Olá Patricia!"A Paz de Jesus esteja com todos"

    É bem complexo... li os comentários acima... penso que se a Bíblia é uma só se Deus é um só, por que tem tantas outras Denominações que também seguem a Doutrina Cristã, e nunca se opuseram a isso??? Só agora??? tem alguma coisa estranha. Sim que a Igreja Católica foi fundada muito depois baseada no Cristianismo, ou seja nos ensinamentos que Jesus deixou aos Apóstolos e Discípulos, juntamente com os ensinamentos que já existiam dos judeus...assim muitos se converteram e tornaram cristão pelos testemunhos e escritos dos apóstolos. Depois quando houve coisas erradas na Igreja, Lutero foi o mentor de querer consertar o que estava desencontrado com as escrituras... porém isto mudou a história... só que em vez de se melhorar só houve mais divisões, tem evoluções sim, muitos Igrejas Protestantes dão exemplos de verdadeiros Cristãos e que devemos tê-los como nossos irmãos. Porém como somos à Imagem e Semelhança do Criador, só DEUS é perfeito! então em todas as Igrejas e Religiões ou Denominações existe e sempre haverá algo errado, pois é conduzida pelo homem. Voltando a veracidade disto ou daquilo, tem tantas coisas na vida que são duvidosas, e que somos enganados por imagens... e ou até por ilusão ótica... tanta falsidade em coisas bem maiores que nos afetam diretamente a cada um no dia a dia, na própria família, no trabalho, os sentimentos das pessoas é muito vulnerável muda de uma hora pra outra, pelo que vc tem ou deixa de ter, se é capaz ou não de realizar algo...
    Se ficarem procurando vão encontrar até o que nunca existiu...
    O Diabo esta rondando e atacando de todas as formas, Tomemos cuidado:
    "VIGIAI E ORAI"

    Se Jesus teve ou não uma mulher...???
    Se Maria teve ou não mais filhos...???
    Se pode ou não batizar crianças...???
    Se isso ou aquilo...???
    Vão concertar o mundo com isso... vai melhorar a vida de quem sofre???

    "NADA PODE MUDAR MINHA FÉ" O DIABO TENTA MAS EU NÃO PERMITO.

    Eu particularmente acredito que Deus permitiu Martinho Lutero, fazer estas descobertas mas era pra haver uma renovação...pena que dela resultou uma divisão, que só se divide cada vez mais pelo mundo todo... enquanto tantos nem conhecem a própria Bíblis Sagrada, nem tem conhecimento deste tal Jesus de Nazaré, por isso os missionários saem pra evangelizar, não para trazer pessoas para esta ou aquela denominação, mas para fazer conhecer este Nosso Salvador filho do Criador.

    Penso mais que tem tantos passando fome, frio e sentindo dor neste momento...enquanto pensam naqueles que foram vítimas dos erros do passado e usam deste argumento para atacar a Igreja Católica de todos os lados.
    Vamos ser verdadeiros conosco mesmo e parar de querer ser igual à Deus???
    É ele quem vai julgar a cada um de nós! Vamos nos focar mais nas parábolas de Jesus, "Amar o próximo com à ti mesmo" vai muito além do que se LÊ(reflita o que é amor...)

    "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU,
    SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
    VENHA À NÓS O VOSSO REINO,
    SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
    ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.

    O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE,
    PERDOAI NOSSAS OFENSAS(DÍVIDAS) ASSIM
    COMO NÓS PERDOAMOS(DEVEMOS PERDOAR)À
    QUEM TEM NOS OFENDIDO(SERÁ QUE PERDOAMOS...
    OU FICAMOS SEMPRE APONTADO OS ERROS DO PASSADO)
    DEUS PERDOA E ESQUECE!!!
    E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,(ESTÃO CAINDO)
    MAS LIVRAI-NOS DO MAL, AMÉM"

    QUE DEUS NOS ABENÇOE À TODOS!!!
    CATÓLICA BATIZADA,CRISTÃ E PRATICANTE
    EM BUSCA DE MANTER SE FIRME NO CAMINHO DO BEM
    APRENDENDO E SERVINDO ♥ Mary ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!