Lendas Urbanas


Lendas Urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas historias de caráter fabuloso ou sensacionalistas, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore  moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento publico. Muitas delas já são bastantes antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas mesmo foram traduzidas e incorporadas a outras culturas, eis algumas famosas lendas:

-Mulher que pede ajuda na estrada, essa foi uma das lendas que nunca esqueci, um policial rodoviario vê uma mulher toda machucada pedindo ajuda, relatando que sofreu um acidente, seu carro esta no final da ribanceira e seus dois filhos presos, o policial pede socorro pelo radio, a mulher o leva até o carro, depois que toda ajuda chega e resgatam os filhos que estavam vivos ao virar e ver o motorista que infelizmente faleceu descobrem ser a mulher que pediu ajuda.
-O homem do saco, essa lenda é usada por muitas mães para colocar medo nos filhos que saem para brincar sozinhos na rua.

-Mulher da estrada, uma jovem pede carona principalmente para caminhoneiros, depois de alguns quilômetros ela pede para parar e é exatamente em frente a um cemitério, quando dão por si a mulher já desapareceu.

-Elvis Presley, quem nunca ouviu a frase "Elvis não morreu !", são tantas versões que dariam um livro, a melhor é que cansado de tudo e desejando sossego, forjou sua morte contratando um sósia  depois comprou uma ilha paradisíaca e estaria morando lá até hoje, algumas pessoas do governo teriam acesso a essa informação e teriam fechado a ilha para que ninguém tivesse acesso.

-Crocodilo nas tubulações de Nova York, eles teriam vindo da Florida como animais de estimação, como se tornaram grandes e bravos demais os donos os soltaram nos esgotos, essa lenda persiste desde 1930.

O interessante das lendas urbanas é que não sabemos até que ponto são verdadeiras ou boatos, cada um é livre para acreditar no quiser ou conforme sua crença pessoal.


Esta foi minha participação na Blogagem Coletiva "Lendas Urbanas"
Produzida por:
Christian V. Louis do Blog Escritos Lisérgicos
http://escritoslisergicos.blogspot.com.br/

em parceria com
Pandora
http://elfpandora.blogspot.com.br/

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

39 comentários:

  1. A do Elvis é sensacional. A frase ficou célebre.
    Adorei o texto querida amiga
    Um bj e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal tua participação,Patricia. Realmente ouvimos falar delas, ficamos encucadas, até medo sentimos por vezes, mas nada de certo sabemos...beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  3. Patricia,bem legal a sua participação!Lembrei dessas da mãe na estrada e da moça que desce no cemitério tb!É de arrepiar!...rss...bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Las Leyendas Urbanas y sus Enigmas...Apasionantes e inciertas.
    ¡¡¡Gracias!!! Por tu comentario en mi Poesía...Por supuesto que la puedes tomar para dedicarsela a tu Esposo. Para mi es un Honor y un Placer.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia..
    Menina essa BC está um sucesso né?
    Estou amando cada cantinho que entro...
    Essa lenda da mulher que pede ajuda e na verdade está morta é muito interessante..
    Eu gosto muito desse tipo de história... acho incrível como a imaginação pode ir longe através de histórias assim..

    Amei sua participação..
    Um beijo carinhoso e uma semana mais que especial viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia :)
    Gostei muito de ler sobre as lendas urbanas.
    Essa do Elvis Presley eu não conhecia.
    Boa semana \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Paty,

    Enumerou grandes lendas urbanas, realmente essa BC está sendo muito interessante.......

    Gostei muito

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Patrícia. Muito legal sua participação.
    Creio que se fôssemos criar um post sobre todas as lendas urbanas que conhecemos, não seria suficiente. Seria suficiente vários posts. A imaginação humana vai muito longe, porém, creio que em alguns casos haja algum fundamento ocultista por trás disto.
    A Escritora de Artes relatou coisas sobre a brincadeira do copo que vocês fizeram e disse que, se alongasse sobre as coisas sobrenaturais que ocorreram, iam achar que ela estava mentindo.
    Eu fiz uma vasta pesquisa e também li comentários de pessoas que infelizmente não participaram, mas que daria posts incríveis pra gente ler.
    Estou adorando tudo o que estou lendo desta BC. Obrigado pela participação e parabéns pela postagem.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  9. Falar das lendas urbanas é fenomenal. Estes mistérios mexem coma imaginação da gente. Me lembro de algumas destas histórias que há tempos não ouço alguém contar. Boas lembranças destas lendas.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Patrícia, então você também está participando? Essa do homem do saco é do meu tempo, hahaha. Sinceramente não acredito em algumas coisas (agora, quando criança morria de medo de tudo, hahaha), também não duvido, mas acho que muito do que acontece é agravado pelo medo e pela fé falha. Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pati minha amiga!

    Espero que estejas melhor.
    Gostei de ler a tua participação na bc. Algumas coisas que falas não conhecia, como no caso da mulher que pede ajuda e na verdade está morta.
    Parabéns pela tua participação!
    Obrigada por me leres. :)

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  12. OI PATRICIA!
    COMO SOU BASTANTE MÍSTICA, ADORO TUDO QUE NÃO TEM MUITA EXPLICAÇÃO.
    GOSTEI MUITO DE LER.
    TEM POST NOVO LÁ NO "SÓ PRA DIZER".
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  13. Olá, Patricia.
    Não temos como saber quais destas lendas são verdadeiras ou não.
    O fato é que, como a maioria delas trata de medos comuns a todos nós, elas se propagam de geração em geração.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oii Patricia, já ouvi muito sobre algumas destas lendas, mas eu realmente gostaria que a de Elvis fosse verdadeira rsrsr adorei! Bjoossss

    ResponderExcluir
  15. Olá Pathu! A namorada do amigo do conhecido de um amigo estava voltando do curso à noite e, quando passava pelo muro do cemitério, ouviu umas vozes vindas lá de dentro. Ao preparar-se para correr, sentiu sua blusa, que estava sobre as costas, ser puxada com violência. Claro que ela desembestou a correr, apavorada. Quando chegou em sua casa, narrou o episódio. Seu pai, não acreditando, foi até o cemitério e via a blusa da filha presa no chapisco do muro. Porém, ao apanhar a blusa, também ouviu as vozes e deitou a correr feito um desesperado. A família e todos os conhecidos e vizinhos mudaram de caminho e nunca mais passaram pelo cemitério. BUUUUUUUUU. Um beijão!

    ResponderExcluir
  16. Oi Patricia
    Dessas que vc falou a que eu tinha mais medo quando criança era do homem do saco, por isso eu nunca falo para os meus filhos kkkkkk. Ótima participação na BC. Aliás falando em BC, vou participar da sua viu?!
    Obrigada pelo carinho no meu blog.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Também gostaria que a do Elvis fosse verdadeira.

    Obrigada pela visita e o comentário carinhoso.
    Beijos e uma ótima semana
    Sarinha

    ResponderExcluir
  18. Já havia ouvido falar de todas estas lendas. Como a imaginação humana cria tantas coisas! Penso que muitas, tem um fundo de verdade. Ou algo real aconteceu, com o tempo as pessoas foram contando a história, a cada conto "aumentando um ponto"... e assim as lendas chegam aos nossos ouvidos.
    Enfim... esta BC está ótima!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE
    QUERIDA
    FICOU MUITO BOA A POSTAGEM.
    Passando para te agradecer a força e apoio na hora em que mais precisei.
    Fiquei tão feliz com cada gesto de carinho que recebi.Meu muito obrigado.Uma feliz semana. A cirurgia da minha filha foi um sucesso graças a Deus.
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Ôi Pat! Espero que você esteja melhor e estou torcendo pra que tudo volte ao normal logo! Lendas urbanas existem muitas, a maioria até encontrou morada permanente nas telas de cinema...E concordo com a Kellen "Elvis Alive"... e John Lennon também, já imaginou, rsrsrsrs! Um abençoado e feliz início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi flor... eu gosto de ouvir essas histórias umas até parecem de fato verídicas dá até pára acreditar kk... eu cresci com mãe e parentes me falando do velho do saco kkkkkk quem ja não ouviu isso qnd criança.... eu morria de medo dele kkkk... A da mulher das crianças acidentadas tmbm ja ouvi falar é muito forte isso... existem muitas lendas umas até assustadoras .. mas á Do Elvis eu não havia visto ainda... Um forte abraço e muito interessante seus post.. amiga..

    ResponderExcluir
  22. Olá Patricia, em minha opinião a lenda sobre o Elvis surgiu porque os fãs se recusaram a aceitar a sua morte.
    Boa a tua participação, vários factos diferentes.
    Beijinho carinhoso
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Patrícia!
    Saudades...
    Deus a abençoe sempre.
    Beijux.

    ResponderExcluir
  24. OLá Patrícia, boa noite!

    Gostei demais da tua postagem sobre as lendas que permeiam a mente do povo, e também a conclusão acertadíssima de que não sabemos até que ponto são verdadeiras ou boatos. Mas tem aquele dizer popular "onde tem fumaça tem fogo", bom mesmo é ficar prevenido, e não cair nas armadilhas do terror. rssss...

    Parabéns querida, pela brilhante participação na BC.

    Bjos da Lu.,..

    ResponderExcluir
  25. Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
    mas aquele que vai acompanhado de amigos,
    com certeza chegara mais longe.
    Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
    mesmo na falta de tempo não posso ,
    não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
    Linda semana paz e luz.
    Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  26. Quem nunca ouviu ou não se assustou com uma lenda urbana que atire a primeira pedra! rs Bjs

    ResponderExcluir
  27. Nossa,o homem do saco eu detestava, nunca entendi porque os pais mentiam assim oa filhos,me dava uma raiva menina!!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, amiga!
    Se preocupe não... o importante é que você tenha a certeza que eu também não te esqueço. Também estou com algumas dificuldades... meu netinho Arthur corre o risco de nascer prematuro e mamãe dele não anda muito bem. Mas eu aprendi que na vida temos que provar nossa fé em Deus, nos momentos mais difíceis! Tudo está em suas mãos e Ele está no controle de nossas vidas!
    Fiquei muito feliz de ver seu sorriso no Sonhos!
    Bjs carinhosos, amiga.
    ah, a propósito: gostei da postagem... escutei muitas lendas contadas por meu avós, na infância...eu acreditava de verdade!!!
    Fica com Deus, amiga.
    Josi

    ResponderExcluir
  29. Apesar de gostar de ouvir essas
    lendas urbanas eu tenho um friozinho
    na barriga quando ouço ou leio, mas
    acho que no fundo tem um pouco de verdade
    eu acredito nisso
    Mas ficou ótima essa postagem adorei
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss
    Rita!!!!
    *。¨* ✫ ” ✫. ☽¨¯*。.☆¨*。¯`☆¸.✫˚¯`☆

    ResponderExcluir
  30. MUITO BOM, RSSS
    EU MORRIA DE MEDO DO QUADRO DO MENININHO, ESSE AI, NEM LEMBRAVA MAIS... LEGAL!!!1

    ResponderExcluir
  31. Adorei o post todos que citou tenho certeza que muitos já ouviram falar, essa do Elvis, crocodilo e o homem do saco foram muito bem lembradas e gostei do que disse é vdd não sabemos até que ponto é real.

    ResponderExcluir
  32. Nossa quanta coisa legal, essa do Elvis é inesquecivel, outras arrepiam mas foi bom demais ter lembrado.

    ResponderExcluir
  33. Oie.. Vc viu só, dei uma sumida, mas Graças à Deus está td voltando ao normal e já posso voltar ao meu bloguinho querido :D
    Adorei as mudanças por aqui tb!
    Ah! Lendas Urbanas são as melhores.. Tem tantas... Eu tb não sei até q ponto é verdade... Mas tb fico com aquele frio na barriga...rs..

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Pati , kkkk povo só inventa ,né? Sempre inventarão! Pra alegrar mas esse seu post fictício sombrio kkkk clique nos links abaixo

    LOIRA DO BANHEIRO


    ELVIS NÃO MORREU

    Se ñ conseguir visualizar o link do Elvis , me avise kkkkk

    Bjs , fca com Deus!

    ResponderExcluir
  35. Oi Patricia.
    Nossa quando criança ficava imóvel escutando estas lendas, são tantas né?
    Adorei relembrá-las, só não conhecia esta do Elvis, muito show. Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Essa do crocodilo souto nos esgotos de Nova York eu fiquei conhecendo ao ler "Lugar nenhum" de Neil Gaiman, é legal pensar nisso... Um sonho viver em uma cidade com saneamento básico tão estruturado a ponto de ter um mito assim... No mais adoro essas histórias, dão medo, mas também distraem da modorra da vida!!!

    ResponderExcluir
  37. Você tem uma boa lembrança! Por agora lembro do Chupa-cabras e do ET de Varginha, do aidético que corre atrás de pessoas na rua com uma seringa e dos ladrões de orgãos que te coloca na banheira de gelo e você acorda com uma cicatriz enorme... são lendas, mas até que alguém tenha coragem de provar que não são reais, melhor não desacreditar! (rs*) Boa blogagem!!

    ResponderExcluir
  38. Que legal, Patrícia!
    Você fez uma seleção de lendas urbanas em seu post e conseguiu algo bem diversificado!
    Gostei!
    Parabéns pela sua participação!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!