Manias, SOC ou TOC? (2º Parte)

Esta é uma imagem inconcebível para quem tem TOC, veja que foi retirado um comprimido na segunda fileira da parte superior.

Não imaginam como foi torturante postar essa imagem ...

Jamais conseguiria ficar neste ambiente, até o piso ser colocado em alinhamento.

Olha esta tortura, a bolacha colocada de forma errada, e claro nem pensar em abrir pelo fundo do pacote.


_Manias_
As manias são comportamentos repetitivos que são motivadas por superstições ou crenças, todos nós podemos ter manias e isso não gera nenhum efeito em nossas vidas, é algo corriqueiro como por exemplo, uma pessoa ao levantar da cama, coloca primeiro o pé esquerdo no chão, é algo que acaba virando hábito de tanto ser repetido, no final passa a ser automático, quase involuntário.

_SOC_
Para além das manias existe o SOC, sintomas obsessivos compulsivos, é quando por exemplo uma pessoa checa 5 vezes ao dia se a porta do carro está trancada, se o gás está desligado e etc.
É obsessivo porque ela precisa cumprir esse ritual e compulsivo por causa do numero de repetições. Mas quem sofre com SOC, não tem sua rotina alterada.

_TOC_
O transtorno obsessivo-compulsivo é um transtorno de ansiedade em que as pessoas apresentam pensamentos, sentimentos, ideias, sensações (obsessões) ou comportamentos repetidos e indesejados que fazem elas se sentirem forçadas a fazer alguma coisa ( compulsão).
O pior do TOC é o tempo gasto para fazer as ações, e isso interfere na rotina e vida do portador.


*******************************
Agora que já foi publicado a diferença entre Manias, SOC e TOC, no próximo post contarei o meu drama, confesso que está sendo muito dificil postar meus rituais e manias, espero do fundo do coração poder ajudar caso alguém se identifique com o meu relato.

Imagens Google


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

40 comentários:

  1. Nossa Patrícia.. eu estou achando super interessante esse assunto.. Como você mesma falou imagino o quanto é difícil pra você falar sobre isso, mas pode ter certeza minha amiga que estará ajudando outras pessoas, como sempre tem feito.
    Eu não conhecia esse assunto muito bem.

    Um beijo carinhoso e uma tarde linda viu?

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati, tudo joia?
    Tem mania que a gente não consegue tirar da gente, eu tenho a mania de lar todos os dias o cabelo. Meu namorado, toda vez que ele vai fechar o escritório do serviço dele, ele olha umas 3 vezes, se ta tudo desligado. As vezes me da agunia essa mania dele, que você disse que é SOC. Essa eu vo fala pra ele. Amor você tem SOC, sabia? rs ele vai estranha essa palavra. Bom final de semana bjinhos no coração flor :)

    ResponderExcluir
  3. Minha linda Patrícia, pois é, têm diferenças de caso a caso, pessoas sofrem, temos de procurar entender,nunca julgo comportamentos que não entendo, se for preciso até procuro aprender sobre o assunto, é o que estou fazendo aqui, lendo para entender, pois é minha amiga!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post eu nào sabia a diferença
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando ver e ler!! Ótimo fds,beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Sua postagem complicada
    Simples com certeza
    Dela não percebo nada
    Mas adora a sua beleza!

    Por isso estou aqui
    Caso contrário não estaria
    Nos seus olhos vi
    No seu rosto simpatia!

    Para si Patrícia Galis
    desejo bom fim de semana
    Recebe um beijinho,
    fica com ele, a ninguém
    fales dele!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante seu post,Parabéns
    Passando pra espiah e para convida-la a participar do sorteio, pikeno mais de coração beijos!!!
    greenappleartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Patrícia, eu já fui uma pessoa obstinada por limpeza e ordem. Levantava no meio da noite ponta pés para arrumar aquela gaveta que mais cedo tinha visto com alguma peça desarrumada. Meu marido ficava vigiando essas atitudes minhas, por isso eu tinha que levantar quando ele já estava dormindo e a gaveta não saia da minha cabeça e nem me deixava dormir. Sentia-me uma relaxada se não a arrumasse antes de amanhecer o dia. O detalhe é que eu trabalhava fora e levantava as 5:30 e so retornava pra casa as 18:00. Era um desgaste! Verificava se as portas estavam trancadas umas duas vezes e quando deitava ficava em dúvidas se tinha mesmo verificado todas, se não tinha deixado a chama do fogão ligada, se as torneiras não estavam pingando, se realmente a louça estava toda lavada, e quando tudo estava reverificado, eu me lembrava de ter visto uma manchinha na parede do banheiro, talvez creme dental que as crianças passaram. Se não tivesse eu inventava. Eu ficava extremamente cansada e mas não conseguia me controlar... Eu digo que a gente não é curado disso e sim liberto, pois tanto o SOC quanto o TOC é uma prisão mental, física e espiritual. Sofri bastante, mas com esforço eu me libertei do TOC. Quando noto qualquer sintoma disso eu procuro fazer o caminho inverso.Parece bobagem pra muitos, mas pra quem vive isso é aterrorizante!
    Desculpe Patrícia, eu não sei ser resumida rsrsrsrs e quando o assunto me atrai vou longe se deixar, até já vem a ideia que Freud tinha sobre isso, mas deixemos pra lá, Freud argumentava demais!
    bjks doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly fico feliz que tenha gostado do assunto,adorei tudo que relatou e claro fico feliz que esteja controlando, espero chegar a este ponto tbm.

      Excluir
  9. Patricia, imagino o qto deve ser complicado mesmo, tenho uma amiga que sofre muito, mas como vc disse, talvez falando e expondo outras pessoas possam ser auxiliadas, eu torço p que vc conviva da melhor maneira possível com o problema e não permita que ele de impeça de ter uma vida normal e tranquila dentro do possível! Bjooosss

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua coragem por se expor aqui no blog e da sua iniciativa também. À medida que o transtorno se torna tão excessivo a ponto de te prejudicar, acho necessário em um psicólogo e começar uma terapia. Mas fica tranquila, que é coisa básica *-*

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia, tive uma amiga na faculdade que sofria desse problema, parecia Monk do seriado. Tudo que ela via fora da ordem colocava na ordem. Ahhh me dar agonia só de lembrar ...

    ResponderExcluir
  12. Ai,Patrícia como eu te entendo! Tenho algumas dessas manias e outras mais. Convivo com elas numa boa mas às vezes sou motivo de chacota em casa.
    Paciência!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  13. Interessante! Eu não sabia disso! Bom... eu não ligo para quase todas as fotos...mas a do piso não dá né! Tem que ser perfeitinho!
    Adorei saber!
    Beijos e boas energias na sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

  14. Olá Patrícia,

    Muito louvável o que você está fazendo. Com certeza, vai ajudar muita gente. Você está sendo muito corajosa. Parabéns!

    Que seu final de semana seja bem agradável e feliz.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Olá!Boa tarde!
    Patricia...
    ...eu sei bem como é isso. Numa época difícil de minha vida, causado muito em razão de stress e ansiedade "adquiri o Toc". Que se não fosse bem cuidada...sei não. Sei como afeta muito a rotina. Ainda tenho algumas sensações, de limpeza, simetria etc...que acredito até que deixaram de ser compulsivas e obsessivas, para serem apenas manias...menos mal.
    ah...é verdade. Eu me canso rápido das coisas que escrevo e fico atento aos comments recebidos. Somando isso:mudo mesmo, risos...
    obrigado!
    ótimo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá minha amiga querida, com certeza vc vai ajudar muitas pessoas com esses tipos de transtornos.
    Acho que sou da turma das MANIAS.

    Bjssssssss querida e um FDS super maravilhoso.

    ResponderExcluir
  17. Muy buena Entrada sobre Manias, TOC y SOC.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Patricia :)
    Muito interessante a abordagem desse assunto.
    Eu imagino que seja angustiante apresentar alguns desses sintomas.Deve ser um estresse constante.
    Mas tem tratamento e controle.Cuide-se.
    É possível melhorar.
    Um abraço \o/

    ResponderExcluir
  19. Patricia,eu não sabia da existencia do SOC!Alem de interessante seu post nos mantem bem informados sobre esse tema tão dificil!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  20. Olá Patrícia! Interessante seu post, principalmente porque lido com alunos com diversos tiques. Um deles tem de contar os vidros da vidraça antes de iniciar uma atividade e como há um vidro rachado, ali ele empaca e é preciso desviar sua atenção. Outra conta seus dedos repetidamente, das mãos e pés. Segundo ela, quase nunca dá vinte, aí ela recomeça. Manias, toques e sintomas são passíveis de cura, ainda bem. Nada como um bom psicólogo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi Patricia
    O post anterior estava bom, mas este está melhor ainda, vc é muito valente ao expor sua fragilidade. Cada vez te admiro mais! Foi bom explicar, porque eu não sabia a diferença entre SOC e TOC.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  22. Manias suas, alegrias tem
    Bolachas torradas não cruas
    E outras coisas boas também

    Vou descobrir
    Mais coisas da autora
    Quero-a ver a sorrir
    Seja enfermeira ou doutora!

    É Patrícia Galis
    Uma linda senhora!

    Bom fim de semana,
    beijinho
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  23. Olá, minha flor!
    vejo que posso ter um leve problema de TOC, pois todo quadro que vejo, preciso arrumar, se meus óculos parecem tortos pelas sobrancelhas preciso concertá-los ou retiro-os, se escrever torto no quadro, apago tudo e reescrevo tudo novamente. Sei que é pouco diante de compulsividades de TOC como vc citou, mas tenho transtorno de histeria conversiva, isso talvez seja um dos motivos que me deixa irritada com coisas tortas.

    Bjoks

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante, Patrícia. Olha, confesso que me identifiquei com o comprimido. Também sigo a ordem e evito tirar, mas claro, se acontecer não ficarei desesperado.

    Bacana saber a diferença entre toc e mania. Pensei que SOC e TOC fossem a mesma coisa. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. └──●►Patricia quantas coisas que isso acarreta....
    Nem sabia do SOC coisa triste né e essas pessoas
    sofrem mesmo com isso, mas é muito bom vc colocar
    tudo explicado, mas que precisa de tratamento ah
    precisa sim ,só assim as pessoas se s sentem melhor
    Bom final de semana com chuva
    Bjuss
    Rita
    └──●►

    ResponderExcluir
  26. KKKKKKKKKKKK Ai Menina! Eu tenho SOC
    Verifico o Gás umas 3 vezes antes de dormir
    Minhas Manias é que as roupas do Guarda roupa fiquem
    Super Organizadas
    Tipo: Verde com verde, azul com azul e etc e tal
    Não é fácil

    Beijos no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  27. Oi Patrícia, muito obrigada peloc arinho de sempre.. Pode deixar, não vou desistir não.. É que deu aquela desanimada...talvez porque ando sem idéias..mas logo td volta ao normal... Como disse, preciso renovar urgente!rs
    Nossa, algumas coisas me incomodam..já pensei algumas vezes ter toque..mas como as vezes consigo controlar, acho q deve ser só uma mania mesmo... Tenho q ter td organizadinho... para vc ter uma idéia, dificilmente eu consigo dormir se a cama estiver desarrumada...ás vezes chego em casa a noite, arrumo a cama para daqui 20min. deitar...rsrsrs... Mas estou tentando em controlar...pq tinha dias em que chegava atrasada no serviço só pq ficava arrumando as coisas em casa...Complicado...
    Ótimo fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  28. AMIGA COMO VAI?? MANIAS TDS NÓS TEMOS.. EU POR EXEMPLO GOSTO DE TD ORGANIZADO.. N~]AO GOSTO DAS COISAS FORA DO LUGAR.. MAS ME CONTROLO MUITO ATÉ PQ MESMO CONVIVO COM PESSOAS DESORGANIZADAS KKKKKK... PRECISEI ME COMTROLAR PARA VIRAR UMA CHATINHA.... CREIO QUE TD PODEMOS MUDAR QND ASSIM FOR EXAGERO.. MAS CREIO QUE TDS SIM TEM ESSAS MANIAS KKKKK

    ResponderExcluir
  29. oi Patricia, gostei demais do post, com certeza está ajudando sim, minha irmã e meu irmão tem,sei que é bem dificil e você está sendo corajosa,parabéns !
    Patrícia, eu assino pra receber suas atualizações por e-mail.mas não vem mais ,você saberia me dizer porque?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  30. PATRÍCIA: Estou associada mais ou menos às "manias" ou "soc".
    As vezes preciso "reparar...conferir..." coisas que sei que estão corretas, em seus lugares certos; muitas vezes penso que, se não fizer, algo acontecerá, sei lá...! Mas isso nunca me atrapalhou, mas já andei analisando minhas manias e sei que elas não chegam a serem "tocs". O TOC já é mais sério e urgente o tratamento.

    Como todas as suas postagens, essa é uma das melhores como tb importantes!

    Beijos minha amiguinha!

    ResponderExcluir
  31. Oi Patricia, não pude deixar de lembra e rir: "Melhor Impossível", com Jack Nickelson e Helen Hunt...

    Falando sério, antes da doença neurológica que me transformou em cadeirante, eeu gostava das coisas em ordem e procurava mantê-las assim... mas era apenas "gostar". Atualmente, minhas coisas
    PRECISAM estar no lugar e, como manter animais em casa tornou-se terapêutico pra mim, estou mais exigente com higiene, limpeza e coisas afins.
    Acho que estou ficando maníaca...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  32. Patrícia, fiquei observando suas imagens e confesso que esses tipos de coisa me irritam um pouco, a desordem no meio da ordem, fiquei então pensando se eu teria TOC. Mas abaixo você explicou a diferença e fiquei mais tranquila, acho que é mania mesmo.
    De uns dois anos pra cá melhorei bastante nesse sentido porque percebi que eram manias minhas e não dos outros, eu pedia que as pessoas seguissem essa organização e isso não acontecia e me deixava irritada. Hoje se eu vejo algo errado arrumo sem falar nada pra ninguém (tipo tapete torto: detesto!), mas não chega mais a ser algo que interfere na minha rotina ou emocional.
    Tenho certeza que esclarecer o assunto ajudará muita gente e você se sentirá melhor por compartilhar. E não esqueça que maior que isso são seu coração e caráter, você é uma menina especial e é isso que importa. Um abraço, lindo domingo!

    ResponderExcluir
  33. Não tinha a menor ideia dessas diferenças, ótimo post minha amiga.

    ResponderExcluir
  34. Oi amiga Patrícia este seu post lembrou-me um seriado da TV: Monk, um detetive diferente.
    Queria aproveitar e desculpar-me pela ausência, é que estamos reformando parte da casa daí está a maior bagunça por aqui (Monk iria pirar aqui, rsrsrsrs).

    Abçs e paz.

    ResponderExcluir
  35. Não sabia essas diferenças muito bom mesmo as explicações, seu blog como sempre sensacional.

    ResponderExcluir
  36. Oi Pati!

    Não conhecia as diferenças entre Manias, S. O. C. e T. O. C. Teria organizado os lápis, mas é mania minha de perfeição. As imagens não me incomodaram.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. oi Patrícia...
    vc já foi assistir ao espetáculo: TOC TOC?
    é um texto francês, muito interessante!
    a montagem paulista tem direção do Alexandre Reinecke, e eu sou uma das atrizes!
    é uma comédia.. mas, não falamos mal do TOC e sim, tratamos de uma forma leve e divertida!!
    a peça já tem mais de 4 anos.. este final de semana (14 e 15 de dezembro) serão os 2 últimos dias do espetáculo em São José dos Campos. Ano que vem, vamos viajar p/ algumas cidades perto de sp.. e depois, voltaremos p/ sp!!
    entre no face da peça: TOC TOC, que vc vai ficar sabendo de tudo!!
    coloquei seu texto lá na fanpage, com o link do seu site!
    temos o perfil e a fanpage! entra lá... e se puder.. vá nos assistir..
    vc vai se divertir!!!
    ;)
    bjsss
    Andréa

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!