TOC, relato de um drama diário (Final)

Imagem Google

Depois de explicar as diferenças entre Manias, SOC e TOC, vou relatar um pouco do meu cotidiano, o dificil em contar o que fazemos é que muitas pessoas não entendem como doença, acham que são tolices, falta do que fazer e pior se ofendem quando descobrem os rituais que fazemos.


-Lavo as mãos a todo momento
-Tomo vários banhos por dia, claro começando sempre pelo braço direito se não for assim, saio me seco visto a roupa e recomeço novamente.
-Preocupo-me demais com sujeiras, contaminações e germes.
-Não toco em certos objetos como trinco de portas de banheiros públicos, corrimão, nem coloco a mão no carrinho do super mercado, tenho que empurrar com os cotovelos ou pegar na lateral, caso não tenha jeito até não lavar as mãos fico agoniada.
-Tento evitar ao máximo lugares públicos como hospitais, cemitérios, velórios e transportes por considera-los cheios de germes, caso tenha que ir a um desses lugares ao chegar em casa tiro a roupa e sapato e imediatamente os lavo.
-Verifico portas, janelas, gás, porta da geladeira se está fechada mais do que o necessário.
- As vezes penso em coisas desagradáveis e tristes que poderiam acontecer comigo ou com quem amo, e isso me causa aflição pois não consigo afasta-los, chego a passar noites em claro com certeza é uma tortura
-Tenho sempre que repetir tarefas ou perguntas para ter certeza que não vou errar
-Preocupo-me demais com alinhamento ou simetria das coisas, e enquanto não coloco em ordem ou peço para o fazer, mesmo que seja um restaurante com quadro torto, não consigo me concentrar em mais nada.
-Sempre tenho que contar quando estou fazendo coisas, por exemplo se fui em um consultório médico, enquanto espero conto as janelas, portas e pisos, depois em casa tudo vem a mente e fico horas contando de novo para ver se não esqueci nada.
-Tenho necessidade de fazer coisas de forma repetida e sem sentido ( tocar, repetir números, palavras ou frase)
-Tenho preferencia por certos números como já notaram o 7 não me sai da cabeça, é uma luta pedir outro numero por exemplo nas blogagens coletivas.
-Infelizmente e me envergonho muito disso quando recebo visitas em casa minha mente já começa a trabalhar e fazer mentalmente a limpeza, assim que vão embora já limpo toda a casa, lavo banheiro e se der até o quintal, não importa a hora do dia ou noite.
-Para comer em restaurantes tenho que chegar cedo, pois se for mais tarde e já haver certo numero de pessoas que passaram pelo buffet conversando e deixando os pegadores dentro das bandejas não tenho mais coragem de comer.
-Um dos sentidos que mais uso é o olfato cheiros em geral é uma coisa que me chama muita atenção, se algo não me agradar vou embora do lugar imediatamente.
- As vezes ao entrar em um blog e ver que imagens postadas estão grandes demais ou algo não combina é horrível  já cheguei a ficar mais de uma hora olhando a pagina e muda-lá mentalmente para o que "EU" acho correto e ai sim sair.


E muito mais coisas se for postar vai longe....


Ao perceber isso e muito mais que nem revelarei por ser constrangedor, fui ao psicologo que me encaminhou a uma psiquiatra pois somente ele pode receitar remédios, e claro não consegui ficar com ela pois sua sala é toda desarrumada, claro de proposito para ver o grau de TOC dos pacientes.

Estou em tratamento com outro psiquiatra, que por sorte é super organizado, o primeiro medicamento considerado em tratamento de TOC, é um antidepressivo chamado de inibidor de recaptação da serotonina( SSRI)

Essas drogas incluem:
-Citalopram
-Fluoxetina
-Fluvoxamina
-Paroxetina
-Sertralina

Percebi que algumas coisas estou conseguindo deixar de lado, mas ainda estou longe de ficar curada, peço muito a Deus que isso ocorra, sei que muitos não entendem, acham engraçado e até exagero, mas só quem passa por tudo isso, sabe o sofrimento que é, pois sei que as vezes magoo quem está ao meu lado, pois certos contatos são uma verdadeira tortura, antes de julgarem qualquer pessoa que esteja passando por isso, procure entender, e claro se alguém se identificou com o que foi relatado procure marcar uma consulta o mais rápido possível, tenho certeza que irá se sentir bem melhor.

Acompanhe as postagens sobre o tema Toc

Não me toque, eu tenho T.O.C ( 1º Parte)
http://www.cafeentreamigos.com/2012/11/nao-me-toque-eu-tenho-toc-1-parte.html

Manias, SOC ou TOC? (2º Parte)
http://www.cafeentreamigos.com/2012/11/manias-soc-ou-toc-2-parte.html

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

35 comentários:

  1. Difícil pra você, hein parceira?!

    Tomei SERTRALINA durante um longo tempo, pois quando fiquei sem equilíbrio eu tinha um medo inexplicável ( parecia Síndrome do Pãnico, mas era só um medo incontrolável, embora explicável;-) ). Fiz equotarapia e não fui parando gradativamente o remédio... hoje não tomo mais. Sentia-me tão segura em cima daquele animal... acho que além de me "emprestar" as patas, ele me transmitiu a própria força e coragem...

    Tenha um bom domingo.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia...cada pessoa é uma pessoa..nunca pensei e desculpe dizer isto..que ouve-se essa doenca..aceito algumas coisas que voce pratica e até faz muito bem pois alem de se proteger a Si protege tambem os outros...
    Mas viver num stress desses com tantas coisas na sua mente..que lhe diz logo directamente isto vai me fazer mal e vou ficar doente..ate me custa acreditar... sabemos que o Mundo está contaminado com varios virus que ate nos podem levar a morte...mas temos que viver nele ..
    A protecao nao tem limites mas existem situacoes que nao podemos evitar...o contagio humano
    Espero que tudo lhe corra bem na sua Vida..
    Tenha um bom domingo..fique bem
    um beijo.
    Rui

    ResponderExcluir
  3. Linda amiga, te entendo, não por ter esse problema, mas por ter "percepção mediúnica" já senti isso estando perto de pessoas que sofrem esses transtornos, o pior, nunca posso dizer nada, pois não "me é permitido", a não ser se as pessoas comentam e me pedem ajuda.
    Claro que também não se pode aplicar tratamentos espirituais, mas sim, orientações dos "amigos espirituais" para se procurar ajuda com psicólogos ou psiquiatras!
    Os "espíritos" ajudam sim, não podem é ficar o tempo que for preciso até se curar uma pessoa, pois demora e "espíritos desencarnados" não podem mesmo interagir conosco o tempo todo, portanto...!!!
    Muito bom esse seu post, ajuda sim e muito as pessoas, inclusive a você mesma, pois quando sentimos que pessoas nos entendem é bem mais fácil superar os problemas não é mesmo?
    Grande abraço amiga, acredite que tudo pode melhorar e imagine você curada, vai aos poucos, sim ,aos poucos se chegá lá!
    És perfeita amiga, sim, és perfeita, pense sempre nisso!


    ResponderExcluir
  4. Patrícia, entre todo o seu relato o que acho mais triste é saber que algumas pessoas a tratam diferente por não entender que isso se trata de uma doença. Não entendo como, nessa humanidade tão evoluída, ainda há pessoas que desconsideram a possibilidade de que doenças psicológicas são doenças como as físicas, muitas vezes até mais difícil de serem tratadas, porque além do medicamento é preciso uma reestruturação psicológica.
    Eu tomei fluoxetina quando tive depressão, foi muito eficaz e consegui deixar de tomá-lo assim que o tratamento foi encerrado, sem problemas.
    Gostaria de poder ajudá-la de algumas forma, sei que não é possível mas o que posso dizer, minha amiga, é que não se culpe por isso porque só traz sofrimento, e parabenizo mais uma vez sua atitude corajosa de expôr o problema para que deixe de ser um tabu.
    Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. PATRÍCIA: Que coisa triste este problema! Só em lê-lo comecei a sentir sofrimento!

    Tenho alguns dos ítens que vc relatou, como exemplo, o de ficar repetindo "mentalmente" palavras....frases", como também o de "verificar cisas repetidas vezes, achando que se não fizer, algo vai acontecer....já até pensei que se não revisar o gás desligado, a casa vai pegar fogo, ou se não olhar a porta fechada (repetidas vezes, até pegar na chave e rodá-la por várias vezes...), alguém poderá entrar e fazer o mal!Mas...lendo seus textos sobre o assunto, esses pequenos problemas não chegam a serem "tocs" e sim manias mesmo! Até agora a minha rotina é normal!

    Minha linda amiguinha, que Deus esteja sempre com vc!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, Patrícia.É realmente algo que perturba a vida, pois provoca reações em ti mesma,não? tens vontade de arrumar tudo, ajeirar, cortar, mexer... (Aliás, isso quase todos temos um pouco,rs) Mas quando chega a níveus de atrapalhar, a ajuda é necessária.

    Fico daqui torcendo pra que tudo fique bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Ufa que coisa triste ...mas espero que vc
    se cuide bem, eu sei o que passa e quanto sofre
    com tudo isso..a maioria das vezes a gente nem
    percebe o problema das pessoas. só elas sentem dentro de si,o constrangimento do caso,mas todo
    cuidado é pouco...tenho certeza que vai melhorar
    com esse tratamento.
    Nem imaginava que era tão grave esse TOC, quem
    tem deve se preocupar bastante
    Abraços de boa semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  8. Patricia. Esse é um assunto sério e você fez excelentes abordagens esclarecedoras acerca do assunto. Procurar ajuda médica é necessário. Porém, infelizmente, nem sempre o paciente está disposto a se tratar. Gostei de ver essa informação sendo divulgada aqui para ajudar quem precisa desse tipo de orientação. Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patricia
    Acho que vc como uma pessoa inteligente que tem um blog super acessado foi muito sensível ao se abrir assim, pois vc estará ajudando outras pessoas, com certeza. Ainda é um tabu ir ao psicólogo, ao psiquiatra então, nem se fale, para muitas pessoas. Porquê? Eles são profissionais como outros relacionados a doenças da mente, só isso. Parabéns pelos posts! Eu os li e gostei muito.
    Vc já leu o livro Para sempre? Eu comprei outro e já acabei de ler. Vale a pena ler, é melhor do que o filme, tem uma lição muito grande de fé e amor.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia, achei mt interessante as postagens falando do TOC tanto a primeira, qto a segunda e esta. Penso que deve ser mt difícil conviver com isso, mas o importante é saber que tem tratamento, conheço pessoas que conseguiram superar este drama e hj tem uma vida mais saudável e feliz, vc tbm vai conseguir, a vitória é certa! Deus está contigo! :))
    Grande beijo
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sei que não é bobagem e que bom que você procurou recurso. O êxito do tratamento começa com o reconhecimento de que ele é necessário. Parabéns pela coragem em compartilhar, poderá ajudar muitos a se reconhecerem e se tratarem.
    Grande abraço e boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  12. Nossa, seu relato é mto instrutivo. Vc foi mto corajosa em se expor, mas a gente precisa mesmo esclarecer as coisas para quem está de fora.
    Eu nunca convivi com ng com TOC, mas acho que deve ser mto difícil para todos, principalmente para o portador do transtorno.
    Um abraço pra vc, querida, e continue seu tratamento, estamos do seu lado, ainda que distantes.

    ResponderExcluir
  13. Tua generosidade Patricia é imensa, fui ler as outras postagens referentes ao assunto, pois sabia de tal doença mas não tinha muita noção de como era, partilhar para informar aos que convivem com os mesmos problemas é muito bom, mas é bom também para conscientizar a população que é uma doença real que não é frescura e que tem tratamento e todos em volta de quem traz em si o TOC podem ajudar muito com suas atitudes a recuperação do paciente, parabéns por você ser assim especialmente humana, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  14. Bacana a atitude de procurar ajuda. É assim que tem que fazer. Lutar sempre! Imagino as dificuldades em ter que lidar com tantas manias incontroláveis.

    ResponderExcluir
  15. Amada Patricia, que a Paz e a Cura de Cristo esteja contigo.

    Olha, se não fosse esta sua confissão, jamais imaginaria que você luta contra esta situação, Acho você tão forte e firme nas convicções e em tudo que escreves, como também no tratamento especial que tens para com todos aqui na blogosfera. Sinceramente não dar pra imaginar isso, pois manias todos nós temos, mas como você procurou tratamento médico, então é verdade mesmo. Vou orar por ti, pedindo ao nosso Deus que te ajude nesta batalha.

    Um forte abraço

    Pastor Edinaldo Domingos

    ResponderExcluir
  16. Nossa Patricia deve ser difícil mesmo para você, tenho eu algumas manias também, algumas como contar tudo enquanto espero,ajeitar a todo tempo as coisas, mas nada perto do que relatou, procurar ajuda e dividir o que tem foi um passo super importante, parabéns
    Beijo, ótima semana

    ResponderExcluir
  17. Depois destas três postagens sensacionais eu percebi que tenho soc, admiro demais que tenha dividido com a gente sua rotina, sei que um dia ficara bem, nem sabe o quanto isso vai ajudar as pessoas que as vezes nem se dão conta.

    ResponderExcluir
  18. Estou orgulhoso destas tres postagens que fez parabéns, poucos abrem sue coração e revelam o que passam para ajudar os outros, vc tem todo meu respeito e quem ri de uma coisa dessas é com certeza uma alma muito pequena.

    ResponderExcluir
  19. Oi Maninha sei bem do seu drama,

    Até quando vai ao restaurante, tem que pedir canudinho lacrado, porque não consegue beber direto no copo, rsr

    É fogo, espero que um dia seu problema seja amenizado....

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi Patricia!
    Muito boa sua postagem e tema principalmente para esclarecer as pessoas que por ventura tenham e nem imaginem.
    Desejo que consigas sair-se bem e cure-se.
    Só de ter coragem e vontade já destes grandes passos.
    Uma ótima semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  21. Patricia não deve mesmo ser fácil controlar e administrar tantos rituais e desejos, tudo isso ocupa muito tempo e vc deve sofrer e fazer outros sofrerem com tantas manias compulsivas, tomara que esse medicamento ajude e vc possa viver mais tranquila e em paz, a vida não pode ser desperdiçada amiga, força p superar isso! Bjooosss

    ResponderExcluir
  22. Pat querida! Espero que você esteja bem! Felicito você pela coragem em assumir e partilhar! Como você já deve saber, meu filho é autista e, lendo teu post, fiquei pensando se um pouco do que ele manifesta também não é TOC... Ele também lava as mãos várias vezes por dia, sem falar nas escovações dentárias... E eu noto nele que, se a gente sai e ele fica impedido de fazer a sua rotina ele sofre... De uns tempos pra cá tem melhorado um pouco...Peço desculpas se tenho demorado para aparecer, mas não tenho conseguido visitar a todos como gostaria...Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Patricia, imagino seu drama pessoal, e o quanto deve ser difícil administrar isso ...
    Mas com fé e força de vontade sei que você vencerá ...
    Parabéns pelo post.

    Tenho pra você uma lembrança de Natal, espero que aceite ...

    Nesse link você encontra seu nome e o link que se encontra sua lembrança ..
    http://www.riosul2012.com/2012/11/para-voce-se-localizar-nas-lembrancas.html


    Desejo a você uma vida longa e saudável.

    Abraços
    RioSul

    ResponderExcluir
  24. Oi Patrícia

    Adorei o post, também acho que deve ser complicado pra quem toc lidar com isso...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  25. Oi Patricia!

    Deve ser muito difícil controlar tudo isso. Tem algumas coisas que a gente faz até por mania mesmo, como verificar portas, janelas, gás, lavar os sapatos quando vai a velório, cemitérios... Mas tem manias compulsivas que atrapalha a vida e precisa ser mesmo tratada. Tenho uma amiga que precisou até de internação, hoje ela mora em outra cidade, e consegui vencer esses medos.
    Espero e desejo que você supere tudo isso.

    Beijos grande pra ti!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  26. Amiga..... Meu DEUS deve ser terrível ter tds essas coisas em destaque em sua vida.. vc deve ficar atormentada com tanta coisa... eu ja fico chateada com algumas coisas que acontecem que não gosto.... confeço que sou chatinha
    mas ja estou tratando isso pq não vale a pena sair do espírito por coisas banais que não em levarão a nada senão eu ficarei estressa e viverei assim... DEUS me livre.... por isso devemos ter força de vontade e eliminar uma por uma é claro com a orientação médica.. um abraço florzinha de JESUS!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Patrícia! Que difícil deve ser conviver com isto. Que Deus esteja te abençoando e te dando forças para superar esta situação e ficar livre dela :)

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Patricia
    Que post genial!adorei saber mais sobre essa doença, meu irmão sofre com toc mas não aceita...

    Oi Ivone
    Quanta coisa linda tem aqui...

    Então, vim te convidar para participar do amigo secreto do cafe e cetim, é uma brincadeira bem legal já que ninguem fica sabendo quem pegou quem e no final é uma surpresa bem gostosa.

    o link é esse: http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/11/amigo-secreto-de-natal.html#links

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde minha amiga..
    Patrícia eu juro que não imaginava que era assim, estou aqui imaginando a angústia de quem sofre com o TOC..
    Imagino também que coisas simples que para nós é automática pra você se torne uma tortura..
    Mas com certeza vai ver as melhoras em breve..
    Estou aqui torcendo..
    E achei sua atitude de expor isso tudo aqui muito corajosa..
    E pode ter certeza de que ajudou muitas pessoas que talvez nem saibam o que é isso..
    Eu mesma não fazia ideia da complexidade desse assunto..

    Um beijo carinhoso e uma terça-feira linda viu?

    ResponderExcluir
  30. Oi Patricia :)
    Vc é muito corajosa,e suas postagens sobre Manias,SOC e TOC,são uma utilidade pública.
    Admitir que tem TOC,é o primeiro passo para se curar.
    Fico feliz que esteja se tratando.
    Não desista,e tenha fé em Deus.Vc vai ficar boa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Patricia querida,
    o que eu posso te dizer minha amiga é que o Senhor Jesus já levou todas as tuas enfermidades, tu és filha do Deus Altíssimo!!!
    Estarei orando por ti.
    Fica na paz
    Sarinha

    ResponderExcluir
  32. Olá, Patricia.
    Deve ser realmente angustiante sofrer desse transtorno, mas acredito que com a ajuda que estás recebendo, possas melhorar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Patrícia, eu já tinha lido o post anterior e achei muito importante você esclarecer a diferença que pessoas ignoram entre o TOC, SOC e as manias comuns que todos temos.
    O seu relato é angustiante, porém, eu já tinha lido sobre a doença e tinha uma certa noção de como ela é.
    Muito corajosa sua atitude e espero que sirva de ajuda, seja para quem tem o transtorno, seja para diminuir a ignorância a respeito.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com.br/2012/11/trilogia-de-bcs-desafio-post-imenso.html

    ResponderExcluir
  34. Olá amiga.

    Estes três posts ajudarão com certeza as pessoas com toc.
    Compreendo o teu drama e tentarei não deixar coisas no meu blog que te perturbe.

    Parabéns e as melhoras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi, sei q não é fácil também sofro de toc, ontem mesmo minha médica aumentou minha dose de sertralina, ah é muito difícil tudo isso. Admiro sua coragem de expor isso. Estava mesmo procurando blogs assim para conhecer pessoas q passem por isso, e assim não sei, trocar figurinhas kkk
    É uma luta constante, mas um dia (espero q seja breve) nós venceremos isso né.
    Boa sorte :)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!