Chegar aos 40....


"Aos 40 anos, a mulher está longe de ser fria e insensível; mas ela sabe, quando necessário  cobrir o fogo com as cinzas" 
(Mary Wortle Montagu)

Definitivamente não é fácil chegar no meio do caminho de nossa vida, creio que muitas mulheres e homens ao fazerem 40 anos pensaram muito sobre isso. Confesso que estou passando por esta "Crise", profundos questionamentos e sentimentos estão me levando a muitas reflexões.
Quando tinha uns 8 anos olhava para os amigos quarentões dos meus pais e os achavam velhos rs, claro que hoje as mulheres e homens de 40 mudaram muito. 
São mais jovens e despojados, não tem medo de mudar a vida sentimental e profissional caso estejam infeliz. A questão é bem mais profunda, não gostaria de voltar aos 20 anos, sou grata por todo aprendizado que tive durante a minha vida, foram muitos dissabores, mas grandes alegrias também.
Hoje me sinto mais tranquila, inteligente, sei muito bem o que quero e o que não quero para mim, não tenho mais tempo a perder, certas coisas tolas não tem mais sentido.
Mas aquela frase "A vida passa rápido demais" me torna mais vulnerável.
É obvio que não adianta ficar angustiada diante do desafio de envelhecer...mas alguém é assim tão desprendido?

*************

Todos que quiserem mandar seu depoimento sobre este assunto basta enviar um e-mail para
cafeentreamigos1@gmail.com
Todos serão entrevistados e seus posts divulgados até o dia do meu aniversário 18/02

A primeira entrevistada que vai relatar a sua historia para nós dizendo se sofreu ou não a Crise dos 40 será
a Blogueira Rita dona do 
Blog Cantinho virtual da Rita
no próximo post.

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

31 comentários:

  1. Patricia fiz 40 ano passado, não vou dizer que é a mesma coisa dos 30.
    Não estou gostando não viu, estou vivendo momentos de lembranças e comparações.
    Sei lá talvez me acostume mas para frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Patrícia,
    tenho 38 anos, já está na hora de pensar nos 40 rsrs.
    Mas o que me deixa feliz é que ainda sou jovem e tenho um filho de 19 anos.
    Quero chegar nos 40 firme e forte, hehehe!
    Bela postagem serviu p/ mim!

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Maninha,

    Pra ser sincera desde que completei 35, tenho pensado muito que o tempo voou e nao me dei conta, fiz 36 e logo mais em junho completo 37, durente esse trajeto da minha vida, percebi que o tempo ainda continua intacto para todas as coisas, menos para o meu corpo que se transforma a cada dia.

    Um dia eu achei que seria jovem para sempre, rs
    Agora percebo que a juventude consegue ainda ser mais breve do que a própria vida..

    Filosofo, filosofo sobre isso mas ainda sei que nao sei nada, e acho que nunca saberei..

    Bem vinda ao clube, estou nessa "crise" há mais tempo do que imagina....e ainda tenho e já tenho 36....rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia!
    Acho que as pessoas com 40 anos,são mais seguras,
    e tendem a ficar mais equilibradas.
    Deve ser bom chegar aos 40!
    Afinal,'crise' existe em qualquer idade...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, cheguei aos 40 em 2011 e achei uma maravilha. Assim como você, quando pequena via os quarentões e os achava todos velhos, mas hoje vivendo essa idade vejo como ainda somos jovens.
    Xeros

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar Patricia, até os 38 eu fui bem, de lá p cá senti muita diferença, tenho a sensação que a gente começa patinar, as pequenas enfermidades, começam a resistir mais, mas acho que vai de cada pessoa, dos hábitos etc, de qualquer forma tem um outro lado, a maturidade nos trás uma habilidade maior p administrar a vida, as pessoas, situações etc! Bjoosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia

    claro que quero participar! Fiz 40 há 15 dias e ainda vou postar um texto sobre o assunto no blog.

    Quer saber? desencana, a gente tá mto melhor do que com 20. rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Patrícia, é um assunto que mexe com muitas pessoas nessa faixa etária, eu não tive problema nenhum, pelo contrário, aos quarenta anos eu tinha já meu filho com dezoito anos, me sentia orgulhosa quando me diziam, seu irmão caçula é lindo, rsrsrs!!!
    Pois é, quando se é jovem se pensa que aos quarenta a vida está quase no fim, mas ao ir passando os anos, ficamos acostumados com cada mudança, pois ainda bem que é devagar, que bom que é assim!
    Grande beijo minha linda amiga quase quarentona!

    ResponderExcluir
  9. Pat
    Deve ser ruim essa sua crise e espero que passe rápida essa fase cruel rsrs Meu niver é no dia 17/02.. Somos aquarianas, que legal.

    mil bjos

    ResponderExcluir
  10. Que coisa boa esse tema, nossa
    vai ser legal falar aqui o que sinto
    ou senti na ÉPOCAAAAAAA ahahaah
    mas tudo bem falo sim com prazer
    Bjuss de boa noite
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga "MULHER DE 40" até me lembra a música do Roberto Carlos hehehe.... sabe que eu não estou tão longe dos 40 assim não.. ja fiz 33.... mas a minha mente o meu espírito sempre serão jovens kkkkkkk abração flor..

    ResponderExcluir
  12. VIM TOMAR UM CAFEZINHO E ADMIRAR ESSA MULHER DE 40...
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia!
    Muito bom este tema e aguardo a postagem da Rita.
    Uma ótima quinta-feira para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  14. Eu passei essa crise com 45 anos... qdo vi umas ruguinhas, uns fios brancos... mas hoje, com 47, estou muito melhor do que qdo estava com 30. Não é hora de perder tempo agora e ficamos muito mais seletivas e mais corajosas em dizer um "não" bem redondinho qdo assim nos convém.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Patrícia!

    Quem foi que inventou essa história de crise dos 40?
    Fala sério Patrícia, as mulheres de 40 estão com tudo, além de serem decididas, sabem o que querem, tem aquele algo a mais que a gente sente mas não consegue explicar. Mulher de 40 é tudo de bom, para quem a merece.

    Esqueça essa história de crise e viva bem cada fase de sua vida, caso contrário, amanhã vem a crise dos 50, 60... e a gente passa a vida toda em crises.
    Abração.

    ResponderExcluir
  16. Oi Pathu! Claro que ninguém é tão desprendido, que não possa perceber que o tempo passa e que não sinta uma certa angústia por não ter menos idade. Envelhecer é um processo que, se não for acompanhado de amadurecimento, se torna trágico. Mas saber que ainda terá mais uns quarenta anos pela frente, que poderá produzir muito, que ficará mais sábia, que fará tantas amizades, que poderá viajar, conhecer lugares, pessoas, comidas interessantes etc. e etc. talvez a tranquilize e a incentive. Estou aqui para discutir o que quiser, sabe disso. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  17. Patricia, que rica abordagem!Muito sábia, amei a frase do inicio , é bom esse conceito de crise dos 40 ir caindo,os tempos realmente são outros !
    Beijo!!
    Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aiaiai, vou chegar nos 30 esse ano!!!
    Já estou meia aflita, nossa 30 anos, ja?!!
    Mas muito feliz por tudo q tenho vivido até hoje, agora vai vir a fase dos filhos, vou ser mae, esse ano se Deus quier. rsrs

    http://docelardaeli.blogspot.com.br
    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  19. Olá querida Patricia, hoje estou com um recadinho pronto, me desculpe, havia prometido a mim mesma que não visitaria meus seguidores com recadinho deste tipo ,mas como hoje é um dia especial ,aniversário do blog, um aninho de vida, venho te convidar a experimentar um pedacinho do bolo e buscar um selinho de presente.
    Deixo um pensamento de Wilton Lazarotto que diz: “ Ser persistente é o melhor caminho para o sucesso e as grandes realizações”.Na vida muitas vezes temos que ser persistentes, se quisermos ver os nossos sonhos realizados. Um dos meus sonhos é manter a nossa amizade nesta blogosfera, uma vez que a tua presença lá no meu cantinho é motivo de grande satisfação e alegria.
    Abraços uma linda tarde.
    O link da postagem é: search/label/ANIVERSARIO DO BLOG.

    ResponderExcluir
  20. Patricia,

    Eu tambem olhava os "mais velhos" como velhos demais.... felizmente as pessoas foram cuidando mais da saude e aparencia. Entrei muito bem nos 40 anos e sigo para 50. Acho que os sonhos e o espirito alegre que levantam o astral salientando um semblante mais jovial.

    Beijos !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Pat,
    achei muito interessante o tema, mas a reflexão que muitas de nós temos ao chegarmos a esta quantidade de décadas não se configura crise, ao meu ver, é uma passagem marcante de tempo, um olhar mais apurado da vida.
    Mandarei meu depoimento,tá?
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  22. Estou ansiosa para chegar aos 40 ,esse ano faço 39 .Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Chegar na casa dos 40 nos traz mais um momento de reflexão. O sentido da vida passa a ser outro. Tudo muda. Muitos dirão o bom lado e as incertezas, coloco como complemento parte da crise masculina. Ruim para um pai de família descobrir que seu currículo profissional, independente do conteúdo, ganha um peso negativo. A idade começa a pesar. O mercado trabalhista também avalia a idade do candidato a vaga de trabalho. Aos 40 descobrimos uma nova realidade. A crise dos 40 se estende ao retorno ao mercado de trabalho. Ruim quando você se vê junto com outros quarentões perderem a vaga para os mais novos, independente de qualificação e experiência.
    Ah... Crise dos 40, quando isso passa?

    ResponderExcluir
  24. Oi Patrícia
    Eu também chego aos 40 este ano, só que em setembro, então somos do mesmo ano. Vc está bem na foto einh?! Gostei muito da sua reflexão. É o que sempre digo, não me troco por duas de 20, também não encontro quem queira trocar kkkkkk.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Patrícia, bate forte chegar aos 40.... Mas nada comparado com chegar aos CINQUENTA!!!!
    Se eu pudesse voltar no tempo e chegar aos 40 de novo!!!
    Tenho certeza de que foram os melhores anos da minha vida!
    Os de mais beleza(interior e exterior), mais serenidade, mais amadurecimento, a famosa idade da loba é boa demais!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  26. Esses posts serão interessantes. Mas homem não costuma ter muita crise de idade, então nem posso opinar muito rs bj

    ResponderExcluir
  27. Bom dia querida.
    Adoro vir aqui tomar café e conversar,
    pois ler aqui pra mim
    é uma boa conversa bem boa.
    Lindo mes pra nós!
    Bjins
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderExcluir
  28. Muito boa a ideia de postar relatos de blogueiras sobre esse assunto!Eu tive a crise dos 30,acredita? Aos 40 foi tranquilo e agora com 50...rss...nem falo mais nada!...rss...bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  29. "não me troco por duas de 20, também não encontro quem queira trocar". A Lu sempre falava isso no Facebook e eu sempre racho de rir quando leio, não importa quantas vezes leia.
    Eu discordo do Sergio em partes, é claro que a cobrança para a mulher ser a "eterna Lolita" é bem pesado, contudo, penso que com o passar dos anos, independente do gênero, se você tem um pouco de vaidade e principalmente, no que diz respeito ao mercado de trabalho, a idade pesa muito.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  30. otima ideia, estou 3.4 logo logo chego la passei lá no blog da Rita e o post está um verdadeiro encanto. Bjosss otima semana pra ti.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!