Pena de morte sim ou não?

22ª Blogagem coletiva
Tema: Pena de morte sim ou não?

Este ano nas futuras blogagens coletivas introduzirei alguns temas que mexem com nosso cotidiano e sentimentos, e ser a favor ou não a pena de morte sem duvida é um dos assuntos que mais geram discussão nos vários círculos sociais que nos rodeiam.

-Porque ser a favor a pena de morte
Quem defende a pena de morte costuma usar os argumentos que indivíduos irrecuperáveis, que representam um risco continuo e constante para a sociedade, como os que cometem crimes bárbaros  muitas vezes por não se arrependerem  e como ilustram o quandro do sistema penitenciário no Brasil que em 78% dos casos os criminosos que retornam a sociedade voltam a praticar os mesmos delitos, acreditam que a pena de morte diminuiria essas estatísticas. Praticamente por vivermos uma guerra os bandidos com armas e suas ações dolosas ceifam vidas inocentes, com  apena capital o sistema judiciário teria uma arma nesta guerra.

-Porque ser contra a pena de morte
Pela ótica de muitas ordens religiosas, um individuo enquanto viver tem a chance de se arrepender e mudar de atitude e carácter, outro ponto é a determinação divina sobre a vida humana, sendo somente Deus quem determina quem deveria viver ou morrer.
Se praticarmos este ato qual a diferença entre o bandido e mocinho? Além, do mais que alivio trás aos familiares e pessoas próximas a vitima de assassinatos, sequestros e outros crimes hediondos, a morte do individuo? Além do mais como o estado poderia aplicar essa lei se ele mesmo é o causador de muitas injustiças? E o argumento final, quantos foram mortos inocentemente.

Particularmente sou contra a pena de morte, não tenho o direito de tirar a vida de outra pessoa por mais terrível que seja o ato por ela praticado, só faria isso se fosse em legitima defesa o que é bem diferente de planejar a morte de alguém. Sou a favor de leis mais severas e penas perpetuas, não essa vergonha que temos no Brasil. Por exemplo, o jovem de Campinas que foi morto no restaurante no dia 31 de Dezembro por uma discussão sobre uma diferença na conta por causa de R$ 7,00, onde o dono do restaurante e seu filho o mataram covardemente, ontem se apresentaram a justiça e foram liberados por não terem antecedentes e residencia fixa, façam me um favor como assim? Matou tem que pagar, isso é uma vergonha.
Prisão perpetua também para os Nardoni, Susane Richthofen, Irmãos Cravinhos e outros tantos que fizeram o pais todo parar diante dos crimes terríveis que praticaram, além de ser a favor de não terem regalias, nada de visitas intimas, votar, sair em datas festivas como natal, dias dos pais e etc...
Nada pior no mundo que você estar preso, impedido de viver, ver quem ama e etc, isolado para sempre, e digo mais deveriam trabalhar para seu sustento, não somos obrigados a manter esse tipo de instituição.
Mas estamos longe de uma politica e leis que realmente deem ao cidadão honesto e trabalhador a sensação de que se algo ruim lhe acontecer ou a alguém que ame, lhe será feito justiça.

*********************************************
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

38 comentários:

  1. Minha resposta aqui é a mesma que dei lá na Rita. Acho que aqui no Brasil, como não podemos confiar na Justiça, é perigosa essa implantação, apesar de achar que muiiiiiiiitos a mereciam.beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Como disse no meu post tbm sou contra, mas as leis tem que serem revistas urgentemente, prisão perpetua isso sim poderia funcionar.

    ResponderExcluir
  3. Um tem apolemico sem duvida gostei da iniciativa de intrudizir isso nas blogagens nos faz pensar, sou contra mas essas leis que são bandas para criminosos tem que serem revistas, concordo Nardonis da vida e outros tantos prisão perpetua.

    ResponderExcluir
  4. Sou contra antes de tudo temos que rever leis, politicas de segurança, educação, saúde e cidadania. Ótimo tema.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, tudo bom querida?
    Quanto tempo e quantas saudades, eu estava sem net por isso me ausentei por tanto tempo.
    Quero te desejar um ano de 2013 com muita paz, saúde e prosperidade, um ano maravilhoso para você e todos aqueles que você ama.
    Beijos grandes e fique com Deus minha querida.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patrícia!!! Seu ponto de vista sobre o assunto é muito parecido com o meu. Leis mais severas, prisão perpétua, mas a morte só cabe a Deus. Gostei da sua sugestão dos presos trabalharem para se sustentar...seria uma chance de pagarem pelo que fizeram, e não a sociedade, o que é bem absurdo, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito feliz pela volta da BC!
    Paty tenho exatamente as mesmas opiniões e pensamentos que você a respeito desse assunto. Apesar da impunidade, injustiça e sistema carcerário que não funciona, acredito que só Deus tem o poder de escolher entre a vida e a morte. Um bjooo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Patricia! Então começamos o ano aguçados pela curiosidade que gera reflexão e aprendizado. Muito obrigada por nos oportunizar conhecimento. Se o Estado Brasileiro fosse melhor, eu seria a favor da pena de morte. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Maninha,

    Com certeza as leis deveriam ser mudadas, O Brasil é o país das maravilhas não é? Aqui tudo é permitido...

    Mas sou a favor da pena de morte em casos de crimes hediondos, como estupro seguido de morte, acho que todos os pedófilos estupradores e estupradores em geral não merecem viver, pois não são humanos e sim monstros!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Sou contra. As leis brasileiras precisam de uma revisão urgente quanto às penas aplicadas aos crimes hediondos. Um tema excelente. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  11. Estava ansioso por temas polemicos na sua BC, fico muito feliz. Quero muito a pena de morte, mas não estou apito a decidir quem vive e quem morre e o porque.

    ResponderExcluir
  12. Desejo que 2013 possa lhe trazer vitórias, sucesso, saude, paz e acima de tudo harmonia com Aquele que pode nos oferecer a verdadeira alegria: DEUS!
    Feliz 2013 Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Pathu. Não consigo postar comentário nos blogs. Será vírus? O que fazer?

    ResponderExcluir
  14. Concordo,Patrícia. Penas duras para crimes graves, mas recusemos tirar a vida de quem não nos pertence. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Concordo,Patrícia.Penas duras para crimes graves,mas recusemos tirar a vida de quem não nos pertence.

    ResponderExcluir
  16. Olá Patrícia,excelente tema,gostei da sua abordagem e ponto de vista.Também
    não sou a favor da pena .
    Tenha uma linda semana !
    Beijocas.
    Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!

    ResponderExcluir
  17. Estoy en contra de la Pena de Muerte; porque, creo, hay otros métodos menos traumáticos y más eficiente que este.
    Muy buen Post.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Pati!

    Como estás amiga?
    Espero que estejas bem.
    Concordo com a tua opinião, pois é semelhante à minha como pudeste ler. Penso que durante a prisão perpétua, os criminosos têm mais tempo para se arrependerem. Não digo aquele arrependimento do tipo "Se não tivesse matado, não estava preso aqui...", mas antes assim "Não devia ter morto aquela pessoa. Preciso compensar a família de alguma maneira, para reparar este mal". O arrependimento só por estar privado de liberdade, não arrependimento verdadeiro e nem sincero.
    Parabéns pela bc amiga. Sou de opinião que as bc's também precisam ter temas sérios, para que possamos reflectir e tenhamos vontade de mudar este mundo tornando-o num lugar aprazível.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    P. S. - Vem fazer parte da comunidade do Google+ Escritores Criativos, o xará Christian é o moderador e da qual sou proprietária!

    Link: http://plus.google.com/u/0/communities/118275103014865235924

    ResponderExcluir
  19. Seus argumentos sobre o porquê defender a pena de morte ou não, são bem semelhantes aos meus, afinal, penso por um lado racional, mas também por um lado espiritual. Creio que por isso, acabo ficando em cima do muro nesse aspecto, com uma visão ambígua do problema. O fato é que você está certíssima em dizer que eles precisam trabalhar, que precisa-se de prisões perpétuas.

    ResponderExcluir
  20. Oi Patrícia.. como falei no blog da Rita digo aqui sou totalmente CONTRA a pena de morte.. pois isso não mudará uma humanidade inteira.. creio que enquanto há vida pode haver tmbm arrependimento em uma pessoa mas independentemente de uma pessoa se arrepender ou não.. mesmo assim sou contra a morte do indivíduo... ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém.. uma prisão perpétua talvez.. mas isso tmbm ja seria lamentável.. mas pena de MORTE nunca...

    ResponderExcluir
  21. Olá Patrícia. Bom dia.
    Como sabe, não gosto de ler antes outros posts de BC´s que pretendo participar para não ter influências, mas, vejo que somos muito semelhantes na opinião sobre este tema.
    Eu creio que sejamos mais racionais, até as alegações que fez a respeito da prisão perpétua tem a ver com algumas das minhas.
    Pessoas reclamam (com razão) de que trabalham para sustentar os detentos que ficam de boa, porém, defendem a pena de morte sem ter consciência de que ela não acontece de imediato, quando acontece leva anos e que custa muito dinheiro para o Estado que, consequentemente, vem de seus impostos.
    O ideal seria a prisão perpétua e os presidiários trabalharem para nós e não o oposto.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  22. Bom dia !!!, e´um assunto bem
    triste de falar, mas minha opinião
    é ainda incerta, não temos o direito de tirar a vida de ninguém, mas quando acontece uma tragédia ai a gente fica em duvida...Tomara que as leis mudem e rapidamente
    Abraços com carinho
    Rita!!!!
    ♥♥ ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

    ResponderExcluir
  23. Olá Pathu! Essa questão bioética é antiga e muito já se aventou ou se experimentou na tentativa de diminuir a criminalidade. Contudo, cabe sempre à sociedade compor suas regras de convívio e de punição dos crimes hediondos. Não coloco Deus na discussão, porque NÂO cabe a ele a decisão de quem deve morrer ou viver, já que a salvação ou a condenação é sempre de caráter pessoal. Mas polemizar e discutir é preciso! Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. oi Patricia,rever leis,deveria ter leis mais severas e trabalho forçado,Rosinha

    ResponderExcluir
  25. Oi Patricia,
    bem forte esse teu tema, HOJE eu sou totalmente contra a pena de morte, mas e amanhã, se for feito alguma maldade com meu filho ou um familiar, será que eu não mudaria de ideia???
    Beijão
    Sarinha

    ResponderExcluir
  26. Olá, Patrícia.
    Sou contra a pena de morte não por motivos religiosos, mas por acreditar que nenhum ser humano tem o poder de tirar outra vida humana (a não ser em legítima defesa).
    Também acho que pessoas que cometem crimes hediondos deveriam passar toda a pena trabalhando, afinal, não está certo que os impostos elevadíssimos que pagamos sejam usados para sustentar criaturas desalmadas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. OLá Patricia, eis-me aqui também pra comentar a sua empolgante participação num tema tão polêmico quanto a "Pena de Morte, Sim ou não?"

    Desde já me posiciono contra a pena de morte por inúmeros motivos, sendo que um deles, é filosófico e moral, já que sou adepta de uma Doutrina, que tem por base a existência de Deus, e a imortalidade...Com isso eu já teria respondido a essa pergunta, mas prefiro um pensamento mais equânime, já que nem todo mundo é religioso, ou espiritualista.
    Sou contra porque a pena de morte, é um grande atestado de incompetência dos homens, é a declaração da hediondez que ainda está instalada em nossa civilização. O Estado, quando fracassa, se vinga, matando.
    Se importar com a Educação, com instrumentos que dignifiquem os cidadãos, que destruissem por outros meios,os fatores psicossociais para acabar com a delinqüência, e instrumentalizar a Justiça para fazer os com que os psicopatas retribuissem à sociedade, através dos bons serviços, os danos que praticam. Penso assim.

    Parabéns pela Blogagem coletiva, querida!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  28. Muito complicado e controverso o tema. Se olharmos pelo lado espiritual o entendimento é de que ng tem o direito de tirar a vida do outro, mas nosso sistema carcerário é ineficaz e isso abre brechas para os defensores da pena de morte. Na dúvida, sou contra.

    Patrícia, indiquei vc pra um meme literário lá no blog, qdo puder, dê uma olhada.

    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  29. Oi Patrícia,
    posso dizer que caminhamos par-e-passo neste tema.Visões e opiniões afinadas para a questão só confirmam que há um grande número de pessoas descontentes com muitas coisas, dentre elas, o código penal obsoleto.
    Não, à pena de morte.Sim, a uma justiça correcional, coerente e humana.
    Este tema fomenta amplas reflexões.Gostei.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  30. Super polêmico esse tema, hein?
    Mas estou preparada para participar de muitas BC esse ano.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Pelo tema de estréia vamos ter momentos bem marcantes por aqui!
    Parabéns pela inteligência da proposta!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  32. Oi, Patrícia...

    Até qdo vão as postagens?
    POsso participar?
    Gostaria de postar na segunda feira, dá tempo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Patricia que tema esse hein!!
    Acho que só Deus para tirar a vida de uma pessoa, mas o que eu vejo é muita maldade e falta de Deus nos corações de mtas pessoas.
    Quando teremos mesmo justiça no nosso país?

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Patrícia, minha amiga querida.

    Tema bem polêmico mesmo.

    Amiga, sempre fui contra, acho que a corrupção não deixaria ter uma pena de morte justa. Por outro lado, acho que já temos um sistema de pena de morte, só que com inocentes que perdem a vida sem uma chance de defesa, como vemos todos os dias nos noticiários em nossas tvs.
    O mais grave e revoltante que encontro n/ sistema, é saber que nós como cidadãos, ainda pagamos um salário p/ a família do preso, pois o mesmo se encontra sem condições de manter a família.
    Vivo me perguntando e cada vez mais chegando a conclusão, de que otário é quem morre, pois se deixa matar, sem pensar que a família vai perder o seu mantenedor e que o governo vai se lixar se a família dele morrer de fome.
    Acho que o governo pensa assim : QUEM MANDOU SER OTÁRIO? O MUNDO É DOS ESPERTOS...

    Difícl né amiga?

    Pat, Te desejo um FDS muito maravilhoso.

    Ah! Tem um sorteio lá no blog, passa lá.

    ResponderExcluir
  35. Patrícia, o tema é espinhoso, mas sou a favor sim. Em alguns casos onde não há possibilidade de recuperação, como o Beira-Mar, por exemplo. Mas prisão perpétua também deveria existir, assim como o preso precisar trabalhar pra conseguir a comida do dia a dia. Mas nosso país tá todo errado. Bjs

    ResponderExcluir
  36. Na minha opinião é não, só quem tem o poder de julgar e matar é Deus, por mais que a pessoa tenha cometido um crime horrível. Pati tem post novo lá no blog, fique com Deus beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2013/01/amigos-fieis.html

    ResponderExcluir
  37. Oi minha amiga que saudade desse cantinho fofo..
    Que eu amo de paixão.. Pensa em uma loucura?
    Minha vida nesse inicio de 2013.. sabe quando dá vontade de correr?
    Mas correr pra onde né amiga? Não adianta..
    Problemas existem para que possamos resolve-los... fuir não vai ajudar em nada..
    Mas está tudo se resolvendo.. e daqui uns dias nem vão mais existir..
    Eu não consegui participar dessa BC.. nossa!!
    Queria muito, porque sabe o quanto adoro participar de suas BC's sempre tão ricas.. mas dessa vez infelizmente não consegui..
    Mas concordo com suas palavras..
    Eu também sou contra amiga.. porque acho que a justiça é falha.. o ser humano está sujeito a erros, e com certeza muitos seriam condenados injustamente como sabemos que existem casos assim, como o de um irmão que foi condenado no lugar do outro.. e passou anos na cadeia por um crime que não cometeu.. e se fosse morto? E só depois notassem o erro?
    Eu acredito que as penas deveriam ser mais justas.. mais severas..
    Concordo com o que você disse, eles tinham mesmo que trabalhar duro.. nada de sair em feriados.. porque quantas vezes vemos crimes praticados por esses que são soltos em feriados..

    Acho que a morte não é a solução..

    Um beijo minha linda e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
  38. Acredito que a pena de morte seria uma solução muito fácil para o governos,seria simplesmnete colocar a sujeira para baixo do tapete.
    O grande problema são as leis do nosso país que deixa criminosos que matam entrarem e sairem pela porta da frente das delegacias.
    para eu concordar com a pena de morte teria que ter a coragem de pegar em uma arma e matar alguém, pois o meu sim significa morte.
    O povo devia se unir realmente e exigir do governo, dos políticos leis realmente que sejam eficazes, leis que não tenham brechas, que não sejam a favor dos criminosos.
    Tudo mostra que tal pessoa matou, ele é capaz até de confessar mas por não ter sido preso em flagrante na maioria das vzs não acontece nada.
    E o que são as prisões numa única cela cheia de pessoas:criminosos ferozes com outros que furtaram, sairão especialistas em crimes.
    Um país com esta realidade tem moral de criar a pena de morte?

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!