Especial "Mulheres Admiráveis" (Parte 1)


Este mês comemoramos o dia internacional da Mulher, resolvi trazer uma serie de postagens com historias fascinantes de guerreiras, poetisas, escritoras, pintoras...enfim mulheres que foram senhoras de seus destinos, não se conformaram com certas situações e tiveram a coragem de agir, deixando um legado para um mundo melhor e igual para ambos os sexos.

Boadiceia (Boudicca)
Boadicea (morta em 61 d.C), tornou-se rainha da tribo Iceni em 60 d.C, com a morte de seu marido, o rei Prasutagus, que havia governado como rei sob a jurisdição do imperador romano Nero (37-68 d.C) a região conhecida como Norfolk e Sussex, na Inglaterra.
Prasutagus tentou assegurar proteção imperial para a sua família deixando um testamento em que dividia suas terras igualmente entre as duas filhas e Nero. Entretanto, após sua morte, Nero imediatamente anexou todas as terras. Os soldados romanos torturaram Boadicea e agrediram suas filhas, e escravizaram os homens da tribo Iceni.
Enraivecida, a orgulhosa rainha convocou seus conterrâneos a expulsar os invasores romanos, conseguindo reunir uma força de mais de 100 mil pessoas, incluindo mulheres e crianças. Por muitos anos, os impostos romanos na Anglia Oriental eram extremamente pesados e a cruel supressão dos Iceni, serviu como pretexto para o combate. Com o governador-geral romano Suetonius Paulinus e sua tropas afastadas, pois lutavam contra os druidas no norte do País de Gales, a situação era favorável a uma revolta em grande escala.
Os bretões destruíram a colonia romana Camulodonum (atual Colchester), saquearam Londinium (Londres), queimaram a capital tribal de Veralamium (atual St Albans) e derrubaram diversas posições militares. Segundo o historiador Cornelius Tacitus (55?-120? d.C), as forças de Boadicea mataram cerca de 70 mil soldados romanos e simpatizantes britânicos, e quase aniquilaram a Nona Legião Romana que vinha de Lincoln para dar reforço.
Ao sofrer uma derrota após vários dias violentos de combateperto de Fenny, em Stratford onde lutou ao lado das filhas, para não ser capturada se envenenou.

E o resultado de sua luta?
-O governo romano adotou uma politica muito mais justa na administração da Bretanha, e Suetonius foi substituido por um governador mais moderado. Nero, que havia cobrado impostos altíssimos para reconstruir Roma e se regalado com assassinatos sem limite de suspeitos inimigos, foi condenado á morte pelo Senado romano. Antes de ser executado, o imperador se suicidou.

Imagem: Google

**********************
Cleópatra

Cleópatra foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia. Originalmente governou conjuntamente com seu pai Ptolemeu XII Neos Dionisios e mais tarde com seus irmãos, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV, com quem se casou como por costume egípcio, mas eventualmente, ela tornou-se o único governante.
Como faraó, ela consumou uma ligação com Júlio Cesar, que solidificou sua pegada no trono. Mais tarde, ela elevou seu filho com César, Cesário, para co-regente em nome
Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas. Recebeu também o titulo de Rainha dos reis.
Longe de ser apenas uma mulher fútil, poderosa e entregue aos prazeres da vida, Cleópatra ansiava dar fim ás dominações estrangeiras que tomavam seu reino.
Casada com Marco Antonio e com seu filhos, foram regentes do Egito, Chipre, Armênia, Média, Pártia, Cirenaica, Líbia, Fenícia, Síria e Cilíca.
O senado romano declarou-lhes guerra em 31 a.C. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Áccio, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente da especie Naja egipicia, em Alexandria no ano 30 a.C, e o Egito tornou-se inteiramente uma província romana.

Imagem: Google
********************

Duas mulheres que lutaram contra a opressão e injustiça que sofriam de outros povos, tiveram coragem e no final infelizmente tiraram suas vidas por temerem as atrocidades que sofreriam nas mãos dos inimigos.
Marcaram definitivamente seus nomes na historia da humanidade.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

22 comentários:

  1. Espetacular homenagem a mulheres que marcaram a nossa história!
    Excelente projeto!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  2. Adorei Pat, principalmente porque a primeira eu não conhecia. Um xero e linda semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Patricia! Obrigada pelo voto e por deixar lindo comentário na gincana do bog Ô Trocyn Bão. Valeu minha querida, com certeza seu voto está fazendo a diferença. Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Patricia pela bela homenagem
    as mulheres, essas foram no passado umas
    guerreiras, que naquele tempo já tinham
    sabedoria avançada para seguir em frente com
    sua luta e mostrar para todos que sabiam fazer
    o melhor...... Cleópatra sempre admirei
    Uma postagem valiosa
    Durma bem e sonhe com os anjos
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pathu! Que bela homenagem às mulheres que fizeram história. Sei que deve ter em mente muitas outras, mas aqui vão algumas dicas para enriquecer ainda mais seus posts. Maria Madalena, Maria do Egito, Joana D'Arc, Ana Bolena, Indira Gandhi, Anita Garibaldi, Domitila Barros, Francisca da Silva (Chica), Virgínia Woolf, Madre Teresa, Marie Curie, Helena de Tróia, Helena Blavatsky, Isadora Duncan, Ana Néri, Chiquinha Gonzaga e mais umas trezentas mil. Depois mando a lista. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Patrícia adorei este seu post, adoro historia, e adoro cultura geral, por isso mesmo achei que fizeste muito bem em dedicar o dia da mulher que é dia 8 de Março mas como tu disse-te e muito bem, é esta a semana da mulher.
    Gostei amiga
    Beijinhos
    Alexandra Melo

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse post, parabéns! Que venham as próximas mulheres ... Bjos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Pati!
    Vim retribuir seu carinho comigo e te desejar uma semana cheia de muita paz e serenidade. Sua postagem é muito interessante... temos muitas mulheres admiráveis!
    Obrigada pela presença linda no Sonhos!
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  9. Que bacana amiga, não conhecia a história da Boadiceia, acho que não tinha ouvido falar ainda, muito bom p nos dar um pouquinho de coragem diante de coisas que as vezes são tão pequenas! Qto a Cleópatra, adoro, assistia todos os filmes, e estudei muito sobre ela na faculdade! Parabéns pela ideia, vou acompanhar esta série de mulheres guerreiras! Bjooooss

    ResponderExcluir
  10. Adorei Patricia, você sempre nos surpreendendo com postagens fantásticas, bjs

    ResponderExcluir
  11. Uau!! Mulheres poderosas! Não conhecia a história e luta de Boadicea. Uma mulher guerreira que estaria envergonhada com algumas que circulam por aí na atualidade :) Mas deixa pra lá! O que não nos mata, nos fortalece! Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Boas escolhas.Essa mulheres exerceram sua missão no mundo, de um jeito admirável!
    Beijos Patrícia e ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia \o/
    Gostei de conhecer a história de Boadiceia.
    Ah,li sua poesia no blog do Thiago,e achei linda.
    Uma bela homenagem às mulheres.
    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Precioso Homenaje a la Mujer...La Verdadera Heroína y Guerrera en todas las Sociedades y en todas la Épocas. Me sumo con toda mi Fuerza a este Gran Homenaje.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  15. Bela homenagem as mulheres......fez grandes escolhas..

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Adorei tua iniciativa, Pat, em ter nos trazido a lembrança destas duas mulheres estadistas e guerreiras que quebraram paradigmas injustos e mexeram com o poder estabelecido.

    Já vi a nova BC e estarei participando, viu?
    È uma alegria contar com tua participação na ciranda.Valeu!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  17. Lindas tuas escolhas de mulheres a homenagear! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  18. Que legal ficar sabendo sobre essas mulheres guerreiras elas são admiráveis mesmos, parabéns para todas nós, Pati beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia sobre Boadiceia e nem esses detalhes da Cleopatra adorei as duas primeiras.

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido fala da história de Boadiceia. Mt interessante. Ótima postagem. Aliás, dia da mulher é todo dia. bjsss

    ResponderExcluir
  21. Mulheres guerreiras é.. elas de fato fizeram e ainda fazem a diferença na vida de muitas pessoas.... por isso que eu digo sempre A DIFERENÇA ESTÁ NO ESPÍRITO.... é ou não é.....

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!!
    Passando para um carinhoso abraço.
    Parabéns pelo belíssimo post.
    Bom final de semana...
    beijos
    veraportella

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, volte sempre!!!
*Gentileza gera Gentileza*
Os comentários serão liberados, após serem aprovados, conteúdo
que contenha spam e ofensas não serão publicados.

Divulgue suas postagens

Tedioso: Os melhores links

Parceiro

Top blogs de receitas

Dados do blog

  • Top comentaristas

    Top Comentaristas by SemNome
  • Estatísticas do Blog

    Dias online
    Postagens
    comentários
  • PageRank

    PageRank
  • Assinantes do blog

  • Visitas do RoboGoogle

Divulgue nosso Banner

Link-me!